Principal

Iveco S-eWay ganha nova frente, mais espaço interno e faz estreia oficial na Europa

Iveco S-eWay ganha nova frente, mais espaço interno e faz estreia oficial na Europa

Versão elétrica do consagrado S-Way aparece pela primeira vez com frente redesenhada e promete alinhar design, segurança e eficiência energética dentro dos padrões da União Europeia

A Iveco apresentou pela primeira vez ao público as novidades para o  S-eWay, versão elétrica do seu pesado S-Way, com um visual completamente renovado. Durante a feira Matexpo, realizada em Kortrijk, na Bélgica, o novo caminhão chamou a atenção não apenas por ser a primeira vez em que o modelo surge com o logotipo Iveco na dianteira redesenhada, mas também pela diferenciada pintura em verde e preto que se destaca dos demais modelos da marca. 

A nova frente ganhou um “nariz alongado", inspirado no design originalmente criado para os caminhões Nikola, e surge como resposta direta às exigências da União Europeia, que passou a adotar regras mais rígidas de aerodinâmica e segurança. O objetivo é reduzir o consumo de energia, aumentar a estabilidade e, ao mesmo tempo, garantir mais proteção aos ocupantes e usuários das estradas.

A presença do modelo na Matexpo marca sua estreia pública oficial. Antes, protótipos com o novo design já haviam sido flagrados em testes na Itália, mas ainda sem a identidade visual completa da Iveco. A escolha da pintura em verde e preto, apresentada no evento, reforça a proposta de sustentabilidade e inovação que a marca busca transmitir com sua linha elétrica. A pintura de certa forma, até lembra um pouco a edição especial Metallica, que também utilizava veículos elétricos (com exceção da série especial lançada no Brasil, que é movida a Diesel).

Com linhas mais fluidas e robustas, o S-eWay segue a tendência já vista em modelos de outras marcas, com destaque para as grades frontais bem abaixo. Assim como o Mercedes-Benz eActros 600 e o Volvo Aero, o S-eWay esteticamente também segue o padrão dos elétricos europeus. O design atualizado busca diminuir a resistência do ar, o que é especialmente relevante em veículos elétricos, onde cada ganho de eficiência pode representar maior autonomia e menor tempo de recarga.


Versão elétrica do S-Way aparece pela primeira vez com frente redesenhada e promete alinhar design, segurança e eficiência energética dentro dos padrões da União Europeia. Foto: Transportmedia  - Matexpo 2025

Além da dianteira remodelada, a cabine do novo S-eWay também ganhou dimensões mais generosas. Esta cabine mais aerodinâmica, também equipada com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores, deve reduzir o consumo de energia em alguns pontos percentuais. Por dentro, porém, é uma cabine S-Way clássica.O espaço interno ampliado traz mais conforto para o motorista, em especial em viagens de longa distância, alinhando-se às normas europeias que priorizam não apenas a segurança viária, mas também o bem-estar dos profissionais do transporte.

 O S-eWay utiliza um eixo de tração FPT como seu antecessor, mas a maior mudança diz respeito às baterias: enquanto a primeira geração do S-eWay utilizava baterias NMC fornecidas pela Proterra, a segunda geração utiliza baterias LFP fornecidas pela CATL. Uma configuração de bateria única está disponível para um total de 603 kW, o que deve permitir, segundo a Iveco, uma autonomia de até 600 quilômetros (em condições ideais). Essas baterias são recarregadas exclusivamente com corrente contínua a uma potência máxima de 350 kW.

Ao mesmo tempo em que preserva a identidade visual de sua linha de pesados, a fabricante sinaliza que está preparada para liderar também o segmento de caminhões elétricos, cada vez mais competitivo na Europa. A estratégia se insere em um contexto de descarbonização do transporte, tema prioritário para a União Europeia e que deve guiar o desenvolvimento de novos modelos nos próximos anos. O S-eWay, com seu visual atualizado, chega como símbolo dessa transição.

O novo Iveco S-eWay ainda não tem previsão oficial de chegada ao mercado, mas sua aparição na Bélgica sinaliza que esse lançamento pode estar próximo. Para os apaixonados por caminhões, a expectativa é grande: afinal, o modelo promete ser um divisor de águas no segmento elétrico europeu. Com isso, a Iveco não apenas cumpre as normas técnicas e regulatórias, mas também se coloca no radar de transportadores que buscam soluções sustentáveis sem abrir mão de conforto, segurança e design moderno.

E aí, o que você achou do novo Iveco S-eWay? Será que esse visual mais arrojado e a proposta elétrica vão conquistar também os caminhoneiros brasileiros no futuro? Deixe seu comentário, compartilhe a notícia e continue acompanhando o Planeta Caminhão para não perder nenhuma novidade das estradas, do transporte e dos pesados que movem o mundo!


O design originalmente criado para os caminhões Nikola, surge como solução às exigências da União Europeia. Os primeiros veículos desta nova geração poderão ser entregues em 2026. Foto: Transportmedia  - Matexpo 2025

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.