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Tata Motors anuncia a compra da Iveco Group por R$ 24,5 bilhões e cresce em participação global

Tata Motors anuncia a compra da Iveco Group por R$ 24,5 bilhões e cresce em participação global

Conselho administrativo da Iveco aprovou unanimemente a oferta de aquisição da divisão comercial, o que aproxima a montadora indiana do domínio global do segmento de veículos comerciais.

A Tata Motors,gigante automotiva multinacional da Índia, anunciou oficialmente na última quarta-feira, 30 de julho, a compra da divisão de caminhões e ônibus da Iveco por aproximadamente € 3,8 bilhões – o equivalente a cerca de R$ 24,2 bilhões. O negócio inclui exclusivamente a divisão comercial, enquanto a parte de defesa da Iveco foi vendida separadamente à italiana Leonardo por € 1,7 bilhão 

O conselho da Iveco aprovou por unanimidade a oferta da Tata Motors, que representa cerca de US$ 4,4 bilhões (premium de até 41 %) por ação, sendo uma proposta 100% à vista. A maior parte das ações é detida pela Exor, do grupo Agnelli, que já se comprometeu a aceitá-la. Essa será a maior aquisição da Tata Motors até hoje, superando até mesmo a compra da Jaguar Land Rover em 2008. 

Quando finalizado — previsto até abril de 2026 —, o negócio elevará a receita anual do grupo de veículos comerciais para cerca de € 22 bilhões, com vendas combinadas estimadas em 540 mil unidades por ano. A combinação posiciona a nova entidade com cobertura global: aproximadamente 50% da receita virá da Europa, 35% da Índia e 15% das Américas, além de presença crescente na Ásia e África. A estrutura fabril e de distribuição da Iveco em mais de 160 países se integra à base forte da Tata no mercado sul-asiático 

O portfólio da Iveco inclui caminhões, ônibus e a FPT Industrial, fornecedora de powertrains avançados, inclusive em eletrificação. A aquisição permitirá que a Tata tenha acesso a tecnologia em veículos elétricos, a gás natural e hidrogênio, acelerando sua ambição global por mobilidade sustentável. Para financiar a operação, a Tata anunciou planos de levantar € 1 bilhão (aproximadamente ₹10.000 crore) em capital nos próximos 12–18 meses.

O modelo de aquisição será através de uma subsidiária europeia, com ofertas públicas voluntárias aos acionistas da Iveco. Apesar do otimismo, analistas alertam para os desafios: margens estreitas da Iveco, possíveis dificuldades de integração, passivos trabalhistas e estruturas de custo elevadas na Europa. Mesmo assim, espera-se um retorno sobre o capital investido de cerca de 16%, superior ao custo médio atual da dívida da Tata.

Do lado da Iveco, houve uma queda de cerca de 6% no valor das ações após o anúncio, devido às preocupações com reestruturações e segurança dos empregos. Representantes do governo italiano já se comprometeram a acompanhar o processo, garantindo a manutenção de empregos e operações na Itália. 

Em comunicado, o grupo italiano, que é referência na produção de caminhões, afirmou que “a combinação reúne capacidades complementares, alcance global e uma visão estratégica compartilhada para impulsionar o crescimento de longo prazo e desbloquear valor significativo”. O objetivo da união das empresas é se tornar “um campeão global neste setor dinâmico”.

A oferta pública voluntária recomendada pelo Conselho do Grupo Iveco será realizada pela TML CV Holdings PTE LTD ou por uma nova sociedade de responsabilidade limitada a ser constituída sob a lei holandesa (a “Oferente”), que será integralmente detida, direta ou indiretamente, pela Tata Motors.

Segundo Natarajan Chandrasekaran, presidente da Tata Motors, a operação é um passo "lógico" após a cisão dos negócios da empresa, permitindo que ela se torne uma concorrente global com base estratégica na Índia e na Europa Templeg, executivo da Iveco, destacou que a união trará inovação em soluções de transportes com zero emissões e infraestrutura global.

Ainda no início de 2025, o Grupo Iveco anunciou que separaria sua unidade de Defesa da unidade de veículos comerciais para proporcionar maior foco e flexibilidade estratégica a ambas. A conclusão da transação com a Leonardo tem previsão de ser concluída até 31 de março de 2026, sujeita às aprovações regulatórias habituais e à conclusão do processo.

Para o mercado brasileiro e global, essa transação representa uma nova configuração do setor: a Tata Motors emergirá como uma potência global no segmento de veículos comerciais, com presença direta em mercados anteriormente inacessíveis, ampliação de portfólio e maior competitividade frente a gigantes como Daimler, Volvo e Scania.



 

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