Conheça dois modelos disponíveis para teste do público.
Nesta 20ª edição da Fenatran, a Volvo disponibilizou em seu stand dois simuladores bem interessantes que permitem aos apaixonados e curiosos por caminhões experiências dentro das cabines da Volvo. Saiba um pouco mais sobre o funcionamento de cada um deles:
Esse simulador permite aos motoristas a sensação real de conduzir o caminhão em diferentes situações e cenários, acompanhado de vários movimentos e solavancos. Sim, chega a dar a sensação de estar dirigindo um caminhão de verdade – mas é nítido tratar-se de um simulador.
O simulador foi construído em uma cabine do FH e tem telas distribuídas tanto no para-brisa dianteiro (2 telas uma ao lado da outra), quanto nas janelas laterais, dando a real sensação de estar dirigindo o caminhão, segundo a Volvo, engatado em um semirreboque de três eixos. A cabine foi construída em um sistema eletro-hidráulico que movimenta a cabine de acordo com a condução do motorista. Nas telas laterais, os retrovisores reproduzem com fidelidade o que está acontecendo atrás do caminhão.
Segundo a Volvo, ele era apenas utilizado no Centro de Treinamento, na fábrica da Volvo, em Curitiba e essa é a primeira vez em que o simulador é disponibilizado para o uso do público – não perca, vale a pena conferir de perto.
Simulador de tombamento O próprio nome já diz o que ele faz. Ele reitera a importância de usar o cinto de segurança. A cabine tomba para os dois lados, chegando próximo a 90 graus de inclinação. Para que serve? Para mostrar na prática o quanto o cinto de segurança é importante. A cabine primeiramente tomba para a esquerda, e quem está no banco do motorista sente um grande desconforto. Já quando a cabine tomba para a direita, é que a real sensação do tombamento vem à tona. Se não estivesse de cinto, o motorista despencaria de uma altura de dois metros. Impossível não imaginar a situação em uma estrada, e o simulador reproduz de forma clara. A quantidade de pessoas que ainda se ferem gravemente ou até perdem a vida por não utilizar cinto de segurança ainda é grande, principalmente em caminhões. A Volvo fez sua parte. Montou um simulador para conscientização. Segundo a Volvo, em uma colisão o uso do cinto pode reduzir uma gravidade de lesão em até 60%. Opinião da redação do Planeta Caminhão: 1- Quem experimenta o simulador, pensa duas vezes antes de sair com seu caminhão sem por o cinto de segurança – o simulador funciona. 2- Esse simulador deveria sair da Fenatran e não voltar mais para a Fábrica da Volvo em Curitiba. Deveria ir direto para um programa de demonstração em postos de combustível por todo o País. Informações Gerais: Data: 09 a 13 de Novembro de 2015 Horário: das 13h às 21h Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana | São Paulo/SP. Mais informações em: www.fenatran.com.br De: Redação Planeta Caminhão Fonte: Volvo
Comentarios