Mercedes-Benz

História: Fardier ou Phoenix? Qual foi o primeiro caminhão do mundo?

História: Fardier ou Phoenix? Qual foi o primeiro caminhão do mundo?

O que é um caminhão? A Wikipédia define assim: Um camião (português europeu) ou caminhão (português brasileiro) é um veículo motorizado terrestre para transporte de bens. Assim, em 1770, um engenheiro militar francês e inventor, chamado Nicolas-Joseph Cugnot, construiu o primeiro veículo terrestre mecânico com motor em tamanho real e funcional, o Fardier à vapeur, movido à vapor.

Anos mais tarde, em 1896, Gottlieb Daimler fez algo parecido, porém ao invés de vapor, utilizou um motor ciclo Otto, e batizou o modelo de Phoenix. Mais de cem anos separam as duas criações, mas com muitas semelhanças. A primeira era o objetivo da invenção: trocar a força motriz animal pela mecânica. A segunda era que ambas em carroças adaptadas com uma engenhoca chamada motor.

A carroça motorizada de Cugnot, a Fardier, tinha duas rodas na parte traseira e uma na frente, para acomodar uma caldeira a vapor e um mecanismo de acionamento. Pesava cerca de 2,5 toneladas de tara, e tinha capacidade de transportar quatro toneladas, com velocidade de 7,8 km/h. A má distribuição de peso o tornava instável, e como não conseguia passar por terrenos acidentados e subir colinas íngremes, o projeto foi abandonado.

Já Daimler conseguiu se sair melhor. Tanto que muitos creditam a ele a invenção do primeiro caminhão do mundo. O Phoenix tinha pouco em comum com um caminhão de verdade. Assim como Fardier, era uma carroça convertida, típica daquelas puxadas por cavalos, com rodas de madeira revestidas de ferro, porém com um motor traseiro de dois cilindros e deslocamento de 1,06 litro, de 4 cv de potência.

O chassi foi equipado com feixes de molas que foram montados transversalmente na frente e no formato de molas helicoidais na parte traseira. A suspensão era necessária não apenas pelo mau estado das estradas, mas porque o motor era muito suscetível a vibrações.

A última seção do trem de força era moderna: uma correia transferia a força do motor para um eixo montado transversalmente ao eixo longitudinal do veículo. Cada extremidade do eixo era equipada com um pinhão, uma pequena roda dentada. Cada dente do pinhão engrenava com os dentes internos de uma coroa que estava firmemente conectada à roda a ser acionada. Muito mais tarde, esse conceito construtivo se tornaria uma marca registrada dos caminhões Mercedes-Benz: o eixo de redução planetária.

O Phoenix não encontrou comprador na Alemanha. Acabou sendo vendido na Inglaterra, e reza a lenda que um membro da tripulação teve que andar na frente, agitando uma bandeira vermelha para alertar os outros usuários da estrada. 

Nos registros de produção da fábrica da Daimler-Motorengesellschaft  em  Cannstatt, datados de 1º de outubro de 1896, lia-se: “Pedido de caminhão motorizado nº 81, veículo nº 42, motor de dois cilindros e 4 hp, peso do veículo completo 1.200 kg para o transporte de 1.500 kg, faturado para a empresa British Motor Syndicate Ltd., de Londres”. Este foi o primeiro caminhão do mundo movido por um motor de combustão para uso comercial. O caminhão foi encomendado em 19 de fevereiro de 1896.

No mesmo ano, Daimler construiu outro caminhão motorizado, porém com o motor montado no chassi do veículo, abaixo do bando do motorista, uma vez que na extremidade traseira gerava um obstáculo quando se queria fazer o carregamento pela parte de trás. Assim, em pouco tempo, já havia uma segunda geração de caminhões. Um ano depois, foi posicionado na extremidade da frente do caminhão, acima do eixo dianteiro, arquitetura que mantém-se válida até hoje.

Curiosidade: Em 1896 não haviam postos de combustíveis como hoje. A gasolina era um produto comercializado nas farmácias, e isso durou muito tempo, tanto que até 1909, os principais distribuidores de gasolina eram as farmácias e também em lojas de bicicletas e estalagens

Curiosidade 2: Em 1771, relata-se que Nicolas-Joseph Cugnot foi preso e condenado por condução perigosa, após ter derrubado acidentalmente uma parede de tijolos ou pedra de um jardim de Paris ou parte das paredes do Arsenal de Paris ao conduzir o segundo protótipo do Fardier à vapeur. Este teria sido, assim, o primeiro acidente automobilístico que se tem conhecimento.

Direto da redação do Planeta Caminhão 

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