Mercedes-Benz

Estrelas das Estradas: conheça bem os conceitos de mecânica do seu caminhão

Estrelas das Estradas: conheça bem os conceitos de mecânica do seu caminhão

Conhecer bem seu material de trabalho é fundamental, não é? Ainda mais o caminhoneiro, que está constantemente rodando e não sabe quando poderá encontrar algum problema que para resolver, precise de conhecimentos específicos. Ser um profissional antenado nas mudanças e proativo para aprender coisas novas já te coloca vários degraus acima no mercado de trabalho.

Um dos diferenciais é entender de mecânica. O descuido com a parte mecânica pode ocasionar, por exemplo, acidentes graves, colocando a vida do motorista e a dos outros condutores que trafegam pela mesma estrada em risco, algo que pode e deve ser evitado. Sendo assim, é um erro pensar que manter somente os conhecimentos adquiridos ao tirar a habilitação para caminhões é suficiente para conhecer bem a máquina e ser um caminhoneiro bem informado.

E, por que se atualizar? Bom, primeiro que conhecimento não faz mal a ninguém. Segundo, que às vezes esquecemos, ou simplesmente não percebemos, que coisas simples quando são reforçadas podem fazer muita diferença em nosso dia a dia. Na profissão de caminhoneiro, as coisas estão sempre mudando, sejam peças, veículos ou tecnologias e conhecer sobre o mercado e tudo o que isso envolve é um grande diferencial.

Pensando na necessidade de capacitação dos motoristas, a Mercedes-Benz criou o programa Estrelas das Estradas, uma jornada de conhecimento para ajudar os caminhoneiros a terem melhores resultados na sua operação, entendendo melhor conceitos mecânicos, conceitos de manutenção, detecção de falhas, comportamento empreendedor, entre outros temas que, de forma online e totalmente gratuita, capacitam e aprimoram os guerreiros e guerreiras das estradas.

A plataforma reúne diversos conteúdos, separados em duas temporadas e divididos em módulos que se complementam e trazem clareza para os alunos. Quem se cadastra no ambiente online encontra informações necessárias para todo motorista de caminhão e ensinam de um jeito simples e objetivo. Então, não precisa ter medo de não entender o conteúdo. Quem ministra o treinamento é o apresentador Sérgio Kaskanlian, nosso mestre aqui do Planeta Caminhão.

A Mercedes Benz criou o programa alinhado ao movimento "A Voz das Estradas: as estradas falam e a Mercedes-Benz ouve", que tem a missão de ouvir as necessidades dos motoristas e frotistas pelas estradas do Brasil. Uma das demandas apontadas é a necessidade dos motoristas de caminhão conhecerem mais suas máquinas. E o Estrelas das Estradas surgiu para isso, oferecer treinamento gratuito e melhorar sua vida nas estradas, seja do proprietário do caminhão, do motorista contratado, ou até mesmo do futuro motorista de caminhão, homem ou mulher.

Um dos primeiros assuntos abordados no treinamento são os conceitos de mecânica, ou seja, a finalidade deste módulo é que o caminhoneiro aprenda mais sobre o que está operando, para saber como funcionam os sistemas de um caminhão de uma forma geral. Ele vai conhecer detalhes de cada componente, como funcionam e como se unem para dar vida ao grandão. É o primeiro módulo por um simples motivo: tudo o que acontece com o caminhão começa a partir da mecânica.

Entender sobre a parte mecânica do seu caminhão pode te salvar de uma série de problemas que acontecem com qualquer caminhoneiro, como queima desequilibrada de diesel, problemas na bomba injetora e até má lubrificação. Além disso, o módulo ensina sobre a relação entre motor, força, torque, potência, dá dicas de direção para não forçar o motor além do necessário e ensina a trabalhar com ele exigindo o mínimo de esforço para conseguir um rendimento melhor, ou seja, economia de combustível.

Você também acha que entender de mecânica faz a diferença no dia a dia do caminhoneiro? Conhecer bem seu caminhão já te salvou de alguns apuros? De toda forma, não deixe de participar do programa “Estrelas das Estradas” e conheça ainda mais sobre tudo que envolve essas naves. Quer saber como se inscrever? Veja abaixo:

1. Acesse o site: www.estrelasdasestradas.com.br/home



2. Clique em INSCREVA-SE.

 

3. Ao clicar, vai abrir um formulário que você deve preencher com todas as informações solicitadas e criar uma senha.

 

 

4. Quando preencher tudo, clique em Registrar.


 

5. Você então será direcionado para a área de cursos, onde pode escolher pela Primeira Temporada e vai encontrar os módulos de conceitos de mecânica, conceitos de manutenção, detecção de falhas, novas tecnologias, entre outros. Ou a Segunda Temporada, complementar à primeira, com treinamentos de atitude defensiva, equilíbrio mental, dicas de rodagem etc.

 

 

Recomendamos começar pelo treinamento da Primeira Temporada, que vai trazer conceitos básicos e primordiais, importantes para aprendizados de outros módulos.

                                                                                                                      

     

por Jornalista Pamela Emerich

 

 

 

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.