Scania R730 pesa 104 toneladas e pode transportar até 76 toneladas.
O Scania R730 vem sendo testado com um conjunto de 13 eixos nas estradas da Finlândia e pode transportar até 76 toneladas de madeira, sendo que o PBTC é de 104 toneladas. A ideia da Scania é que projetos como esse abram caminho para que o peso de transporte seja ainda superior. Uma das justificativas é que o clima da região favorece tal ampliação de carga. Como na metade do ano as estradas congelam, e no geral o clima finlandês é bem mais frio que o nosso, isso acaba de certa forma protegendo o asfalto da região. Com isso, seria possível gerar uma boa economia operacional para as transportadoras. O comprimento máximo do conjunto é de 33 metros. Confira o vídeo do caminhão em ação:De acordo com a Scania, o caminhão apresentou ótima dirigibilidade e estabilidade. Por enquanto a Agência de Segurança no Trânsito permitiu a condução deste grandão entre Ivalo e Rovaniemi, um longo trecho de 300 km no norte da Finlândia. Claro que ainda serão realizados mais testes por haver uma precaução da Agência de Segurança de Transito principalmente por conta de dois fatores: impacto ambiental e segurança nas estradas.
Para suportar o conjunto, as estradas precisam estar preparadas – e não temos a certeza de que nossas estradas tem o nível da malha rodoviária europeia.
Outro detalhe que devemos levar em conta é que segundo o levantamento do Dnit (Departamento Nacional de Transportes Terrestres), o Brasil conta com 1,7 milhão de quilômetros de estradas, porém, apenas 13%, ou 221.820 quilômetros, estão pavimentados. O restante – 87% das rodovias – não tem qualquer tipo de pavimentação.
Qual sua opinião? Uma composição como esta seria uma boa opção no Brasil? Fonte: Scania e Ministério dos Transportes
Comentarios