A Volvo anunciou o aumento do ritmo da operação industrial da marca em Curitiba (PR). A empresa contratou novos funcionários para atender um aumento consistente na demanda por seus caminhões. Com as novas contratações, o número de empregados neste início de ano (3.800) já é maior do que no período anterior à pandemia.
“A América Latina é a maior região de negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
A Volvo visualiza bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente. Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e de indicadores positivos para 2021, a marca estima que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, tenha um crescimento de até 40% para o ano.
Caminhões
Em 2020, o modelo Volvo FH 540cv foi o caminhão mais vendido do Brasil, em todos os segmentos, com 5.870 unidades emplacadas. Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-líder da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.
A marca encerrou o ano com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado. Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo.
Além do Brasil, os impactos da pandemia foram sentidos também nos diversos mercados Volvo na América Latina. Houve redução de entregas para a Argentina, que fechou com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (-29%). A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior.
No balanço total, o Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca, enquanto 15% foram distribuídos entre todos os demais países da América Latina.
Volvo Financial Services
Divisão financeira do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services (VFS) registrou números positivos em 2020. Num ano marcado por muitas incertezas, a VFS ampliou e reforçou suas ações no mercado e encerrou o exercício com um recorde de R$ 2,89 bilhões em novos financiamentos, o que corresponde a um crescimento da carteira de financiamentos na ordem de 25,7%. A instituição manteve boa participação nos negócios de produtos da marca, alcançando 40% do total de caminhões, ônibus e equipamentos de construção Volvo vendidos no Brasil, somadas as entregas por meio do Banco Volvo e do Consórcio Volvo.
O Consórcio Volvo também atingiu um recorde de vendas de cotas, que totalizaram no ano R$ 1,2 bilhão, uma expansão de 17% na comparação com o ano anterior, alcançando um nível histórico de carteira.
100 concessionárias no Brasil
Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro. Naquele mês foram inauguradas novas unidades em Barro Alto (GO), Balsas (MA) e Três Lagoas (MS). Em dezembro, a Volvo celebrou ainda a abertura de sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.
Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, as casas Volvo se mantiveram em plena atividade. O serviço de atendimento emergencial VOAR e a logística de reposição de peças genuínas funcionaram em tempo integral para não deixar nenhum veículo sem atendimento nas oficinas da marca.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO
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