Modelo chega a ser 18% mais econômico em comparação ao motor a diesel tradicional.
Por quê caminhões Híbridos? Porque atendem demandas cada vez mais presentes em grandes cidades, como a diminuição drástica de poluição e também do barulho.
É, para quem gosta do ronco do motor isso não é lá um grande avanço, mas pensando em caminhões que circulam em cidades muito movimentadas e que circulam em períodos noturnos, definitivamente a sociedade só tem a ganhar com máquinas mais silenciosas.
E para os donos dos caminhões? Onde fica a vantagem nessa história? Na economia.
A Scania apresentou hoje (16/10) seu caminhão híbrido para 2016. Segundo a montadora, o P320 é capaz de realizar uma condução mais silenciosa e com baixas emissões de CO2 mesmo com grande capacidade de carga. Um dos grandes destaques é que a economia deste híbrido chega a 18% em comparação ao motor a diesel tradicional.
Ele pode ser operado no modo elétrico ou com biocombustíveis, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME.
O motor é um Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 324CV e atende aos padrões do Euro 6. Todo o pacote híbrido, incluindo a bateria, acrescenta um total de 790 kg ao peso do caminhão. Disponibilizado nas opções de cabines P e G, esse caminhão só chegará ao mercado Europeu no próximo ano.
O motor elétrico e a reserva de potência são indicados para os estágios críticos finais de uma rota como, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio regulamentada ou locais fechados onde não se possa emitir CO2. O reaproveitamento da potência de frenagem compõe dois terços da economia de combustível.
No modo elétrico, o P320 pode ser conduzido em uma velocidade de até 45 km/h, com o motor a combustão desligado ou em ponto morto a fim de acionar os sistemas auxiliares, como o compressor do ar. O motor elétrico apresenta potência de 201 cavalos e torque de 1.050 Nm.
Importante dizer: dirigir um caminhão no modo elétrico pode ser bastante diferente da experiência que temos com os caminhões movidos a motores a diesel. Os motoristas terão de se acostumar a dirigir de forma defensiva, frear mais devagar e suavemente para recarregar a bateria através dos freios regenerativos. Outra característica é a ausência de ruído do motor.
Especificações técnicas
Caminhões (não tratores) 4x2, 6x2 ou 6x2*4. Chassi não rebaixado
Cabines P, Cabines G, Distância mínima entre eixos 3.900 mm
Motor: DC09 Euro 6, 324 CV, diesel, biodiesel FAME ou HVO
Caixa de câmbio: E-GRS895 com Opticruise Scania de 2 pedais. Sem Retarder
Tomada de força: ED e EG (não montado na lateral)
De: Redação Planeta Caminhão
Fonte: Scania
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