Após o fim da época de chuvas, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) voltou a trabalhar nas obras de pavimentação da BR-163, no Pará.

Segundo nota do departamento, por conta das condições da região foi preciso esperar o fim das chuvas para retomar as obras no trecho entre Novo Progresso e Moraes de Almeida.
Obras
As obras estão sob a responsabilidade de uma empresa contratada pelo DNIT e também do Exército brasileiro, que vem trabalhando na região desde setembro 2017.
Dos 710 km da rodovia, atualmente, faltam ser pavimentados 50 quilômetros. A meta é terminar o asfaltamento do trecho, até Miritituba (PA), ainda em 2019.
Histórico da região
Apesar de ser o segundo principal corredor logístico do país, a BR-163 vem sofrendo nos últimos anos com a ausência de pavimentação no trecho paraense. Com as chuvas do início do ano, o barro da rodovia deixa centenas de caminhões atolados, formando filas quilométricas.

Apenas em fevereiro deste ano, mais de 3 mil carretas ficaram atoladas no trecho. A maior parte delas transportava a safra de grãos do Centro Oeste para os Portos de Miritituba e Santarém. Com o atraso e as perdas, o prejuízo à safra é de mais de R$ 600 milhões.
Logística
Em função das características do clima e do solo da região, a autarquia fez um planejamento de toda a logística necessária para assegurar o avanço das obras a partir de maio.
Para garantir a execução dos serviços de engenharia na BR-163, o grupo responsável está preparando, produzindo e estocando todo o material necessário. A vigência do projeto vai até 24 de fevereiro de 2020.
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