Montadora inicia entregas do primeiro lote de ônibus elétricos no Brasil e atinge a marca de 1,25 milhão de veículos produzidos; As primeiras unidades do lote inaugural de 100 e-Volksbus já estão na capital paulista.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerra o ano com dois marcos históricos que reforçam seu protagonismo na indústria nacional de veículos comerciais. Pioneira na eletrificação de caminhões no Brasil, a montadora dá início às entregas de suas primeiras unidades de ônibus elétricos, o e-Volksbus, ao mesmo tempo em que alcança o recorde de 1.250.000 veículos produzidos ao longo de sua história. E o modelo que simboliza essa conquista não poderia ser outro: um e-Volksbus 22L.
As primeiras unidades do lote inaugural de 100 ônibus elétricos já estão em operação na capital paulista, marcando oficialmente a entrada da Volkswagen Caminhões e Ônibus no segmento de ônibus urbanos 100% elétricos no país. A estreia em São Paulo será seguida por entregas em outras cidades, entre elas Resende (RJ), onde está localizada a fábrica da montadora.
“Esse é um grande marco na nossa indústria e evidencia o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o país e com nossa política ESG. Foi com grande alegria que coincidimos a produção da nossa unidade de número 1.250.000 com um exemplar do nosso novo e-Volksbus, marcando uma nova era do transporte de passageiros”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Segundo ele, o momento também antecipa as comemorações pelos 45 anos da marca e pelos 30 anos da fábrica de Resende.

Do total de 100 unidades do primeiro lote, 50 ônibus foram adquiridos pela Transpass, operadora de transporte público da capital paulista. As demais unidades começarão a ser entregues a partir de janeiro de 2026 para outros operadores. Ainda nesta semana, a cidade de Resende receberá seu primeiro e-Volksbus, que será operado pela Viação Princesinha do Vale.
O volume expressivo de pedidos é reflexo direto de um período de testes bem-sucedidos. Desde maio, o e-Volksbus 22L passou por avaliações em condições reais de operação em São Paulo, comprovando eficiência, confiabilidade e robustez, atributos já reconhecidos nos produtos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para garantir o melhor desempenho dos novos veículos, a montadora estruturou um programa completo de suporte técnico e treinamento, orientando os operadores sobre condução eficiente, estratégias de operação e rotinas de manutenção que podem ser realizadas nas próprias garagens. A rede de concessionárias também está preparada para atender os ônibus elétricos, com estoque de peças e serviços sob medida, assegurando máxima disponibilidade.

“Desde o período de testes temos um papel bastante ativo e próximo aos clientes. Além do treinamento, o time VWCO fornece dados de telemetria e acompanha de perto a estruturação dos planos de recarga dos ônibus, garantindo assim o aproveitamento máximo dos veículos. Estamos estabelecendo uma nova referência de atendimento no mercado”, explica o executivo da montadora.
Diferenciais e conforto embarcado
No aspecto técnico, o e-Volksbus 22L tem capacidade para transportar até 82 passageiros e pode receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros. A autonomia chega a 250 quilômetros, alimentada por um conjunto de 12 packs de baterias, tecnologia já utilizada no e-Delivery e validada para aplicações severas com alto nível de segurança.
O modelo também se destaca pela acessibilidade e conforto. O conceito “low entry”, com piso baixo na parte dianteira e central, aliado aos sistemas de ajoelhamento, elevação e agachamento, facilita o embarque e desembarque. O ar-condicionado inteligente, totalmente integrado ao sistema eletrônico do chassi, garante conforto térmico aos passageiros com otimização do consumo de energia.
Com a chegada do e-Volksbus às ruas brasileiras e o recorde histórico de produção, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida sua estratégia de inovação, sustentabilidade e compromisso com a mobilidade elétrica, abrindo um novo capítulo no transporte coletivo urbano do país.

Super Motoristas
Comentarios