A principal função do WICkit é replicar em um tablet todos os dados disponibilizados pelo caminhão para buscar melhor performance na operação no processo de treinamento.
O WICkit (WIC é a abreviação de Wireless Instrument Cluster – traduzindo, painel de instrumentos sem fio) é um software responsável por transmitir informações do computador de bordo do caminhão para o instrutor de direção.
O instrutor pode consultar informações em tempo real, como, por exemplo, verificar o tacômetro e o velocímetro, suplementado por figuras digitais. O consumo de combustível momentâneo também pode ser exibido com precisão em um tablet.
Quando estamos dirigindo, não é tão simples determinar a pressão exata no pedal do acelerador para atingir o máximo de economia. No tablet, o percentual de pressão no acelerador é demonstrado, auxiliando na condução precisa buscando o melhor resultado.
O instrutor também recebe informações sobre trocas de marcha, frenagem e tempo total de treinamento. O WICkit também gera um relatório para o instrutor com os dados acumulados durante o treinamento, o qual revisa os resultados com o motorista. Os dados também podem ser enviados por email ao motorista e seu empregador.
A utilização da plataforma na formação de motoristas é realizada em três fases. Na primeira, o motorista dirige o caminhão de forma livre ao lado de um instrutor. Em sequência, é estabelecida uma sessão teórica de condução com foco na economia, suportado pelo WICkit. E, na última fase, o motorista volta a dirigir, recebendo conselhos sobre como melhorar sua performance.
De: Redação Planeta Caminhão Fonte: Scania
Comentarios