O estado das estradas brasileiras e seu "solo lunar", cheio de crateras, é um dos fatores que mais trazem gastos com manutenção para os veículos de transporte de cargas. Os caminhões sofrem com os solavancos das estradas, acabam sendo vítimas dos buracos e falta de pavimentação adequada, mas a conta não é só com a quebra das suspensões ou desgaste das peças: a falta de segurança por causa dos buracos é enorme, causando graves acidentes todos os anos.
Um caminhão desviando de buracos na estrada, em uma via de pista simples, é um agente de insegurança muito grande. Invadir a pista contrária para escapar de uma cratera é algo que pode gerar graves desastres, mas cair em um buraco a uma velocidade média também pode ser desastroso.
É por isso que se deve trafegar em baixa velocidade nesses trechos ruins, mesmo que isso sacrifique a produtividade do seu frete e derrube a velocidade média da sua viagem. Andar rápido desviando de buracos ou até mesmo cair em um buraco a 60 km/h pode ser muito perigoso.
Os especialistas em treinamento de motoristas são unânimes em seu ponto de vista: baixas velocidades e atenção máxima à pista e tudo o que está à volta é o melhor remédio para manter a viagem segura e tranquila. Nunca invada a pista contrária para desviar de um buraco!
Responsabilidade e calma são cruciais neste momento. E Boa viagem!
Comentarios