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Os bicudos que fizeram sucesso no Brasil.

    Os caminhões chamados "bicudos", com motor à frente, fizeram história no transporte brasileiro e são uma verdadeira paixão entre os que curtem caminhões. Frequentemente aparecem pedidos de fãs para que os bicudos voltem, mas este tipo de caminhão foi substituído pelos de frente reta por causa da legislação brasileira, que limita os comprimento das composições de transporte de pára-choque a pára-choque. Como os bicudos têm até um metro a mais de comprimento, acabam inviabilizando o transporte, dando preferência aos cavalos mecânicos de cara chata. Mas como eles são ícones do transporte e símbolo de conforto para o motorista, vamos relembrar cinco séries de caminhões bicudos que fizeram história no transporte brasileiro: 1 - SÉRIE L - MERCEDES-BENZ Derivados das séries de caminhões de sucesso nos anos 1970, como os semipesados L1313 e 1513, os bicudos da série L moderna vinham com opção de motorização eletrônica o maior sucesso de vendas foi o modelo L1620. 2 - SCANIA SÉRIE 3 Em 1991, a Scania lançou a Série 3, uma nova geração de caminhões pesados, com novos motores, caixa de mudanças e conjunto de inovações tecnológicas. São os caminhões da linha 113/143 (Geração 3), com as potências de 310 cv, 320 cv, 360 cv e de 450 cv – a maior do mercado brasileiro na época. Outro destaque foi a cabine “Topline”, com 22,5 cm mais alta que a convencional. A Série 3 inteira vendeu mais de 36 mil unidades, e foi produzida até 1998, quando foi substituída pela Série 4. 3 - VOLVO NH Substituto das linha N e NL, o NH foi fabricado pela Volvo entre os anos 1999 e 2006. 10 mil unidades da linha NH foram produzidas na fábrica de Curitiba (PR) e, além de abastecer o mercado brasileiro, a produção atendia também a Europa, Ásia, África, Oriente Médio e Américas do Sul e Central. O NH era oferecido com potências entre 340 cv e 460 cv. 4 - SCANIA JACARÉ O L111, que foi carinhosamente batizado de Scania Jacaré, não poderia ficar da nossa lista. Lançado em 1976, o Jacaré ficou famoso por sua tonalidade laranja e pelo motor de 203 cv de potência, que era considerável muito potente para os padrões da época. O caminhão estava disponível em três versões: LS, com dois eixos traseiros, sendo um motriz e outro de apoio; LT, com dois eixos traseiros motrizes e L, na versão 4×2. No Brasil, o modelo L 111 teve 9.745 unidades comercializadas, entre 1976 e 1981. 5 - MERCEDES-BENZ ATRON Composta por alguns modelos de outrora, a Linha Atron, da Mercedes-Benz, hoje conta com o último modelo bicudo à venda no mercado brasileiro, o cavalo mecânico 1635, com tração 4×2. O modelo vem equipado com motor BlueTec 5 de 6 cilindros e 345 cv de potência. Completa o trem de força o câmbio manual de 16 velocidades.

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