Clube Informa

Caminhões elétricos

Eletricidade em favor do transporte de cargas.

A eletrificação dos caminhões, ônibus e demais veículos de transporte é uma tendência que todos têm ouvido falar nos noticiários e que se configura em uma grande necessidade do mundo atual e um caminho sem volta: o petróleo está acabando, as reservas são finitas e é necessário procurar novas alternativas de energia para manter as máquinas rodando. Além disso, as emissões veiculares causam poluição na atmosfera e os fabricantes de motores estão preocupados com isso, pesquisando novas formas de se impulsionar os veículos sem emitir tantos poluentes no ar que respiramos. Juntando essas duas necessidades cruciais, a indústria de motores e de veículos já está, há alguns anos, projetando e pesquisando a força elétrica como uma das alternativas para os combustíveis fósseis, derivados do petróleo, grupo do qual o diesel faz parte. Nos Estados Unidos e na Europa, há cerca de três anos, já foram lançados protótipos e produtos de linha com motores elétricos. O exemplo da Tesla, que produz carros e caminhões elétricos na Califórnia, é um dos mais emblemáticos. Lá, a eletrificação já é uma realidade. Outro exemplo bastante avançado nesta tecnologia é o da chinesa BYD, que já fabrica caminhões e ônibus para serem vendidos no Brasil, todos com 100% de motorização elétrica. Aqui no Brasil, a Volkswagen foi a empresa que deu o primeiro passo e lançou, agora recentemente na Fenatran, o protótipo do caminhão elétrico e-Delivery, que não polui, nem faz barulho e pode transportar um Peso Bruto Total de 9 toneladas. Mas como funciona esta tecnologia: é simples. O motor elétrico é um dispositivo de dínamo que funciona por indução e seu uso para o transporte de cargas é bastante benéfico, porque esse tipo de motor tem torque linear, ou seja, como não tem rotação como o motor a diesel, entrega o torque total, em qualquer momento da aceleração. Além disso, esses veículos contam com um sistema nos freios que, com o atrito com as rodas, gera energia em forma de calor que é novamente convertida em eletricidade de devolvida para as baterias. Assim, hipoteticamente, você poderia descer a Serra do Mar em seu caminhão e ir "abastecendo o tanque" à medida em que freia, chegando ao final da viagem com as baterias recarregadas. Ainda falta muita pesquisa e desenvolvimento para que a eletrificação seja uma grande realidade nas rodovias brasileiras e é certo que o motor a diesel ainda tem muitos anos de sobrevida até ser totalmente substituído, mas a tendência é real e precisamos estar atentos. Pra não levar um choque! Boa viagem!

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