O cenário do norte da Noruega é frio. Gelado. O céu, pesadamente nublado. Dá para sentir a baixíssima temperatura só de assistir este vídeo, com belas imagens.
Nele, Ken-Marek Vatnfjord, o motorista que guia um FH13 de 540 cavalos, com caixa i-shift e direção dinâmica, conta sobre o seu dia a dia nesse ambiente tão inóspito.
Dirigir nas estradas destas regiões é algo realmente difícil. Ken-Marek cita que pega ventos laterais de mais de 115 quilômetros por hora, além de chuva, e situações de pista coberto com gelo e neve, o que reduz a aderência a níveis baixíssimos, próximos aos nossos atoleiros ensaboados brasileiros, daqueles que transformam pneus com sulcos em rolos compressores de lama.
A velocidade máxima em estradas nestas condições não passa de 40 a 50 quilômetros por hora. Ken-Marek frisa que, nestas condições, a I-Shift e a direção dinâmica ajudam, e muito. Porque a direção dinâmica compensa os fortes ventos laterais, enquanto a I-Shift, com trocas de marcha suaves, diminui o risco de destracionamento em trocas de marchas.
Ken-Marek cita que antes da direção dinâmica, a direção era mais estressante, pois com a ventania era necessário corrigir o volante o tempo todo, consumindo máxima atenção.
“Falo com minha esposa algumas vezes por dia – quero saber se está tudo bem com minha família, e dizer que está tudo bem comigo. Na maioria das vezes, fico de 5 a 6 dias seguidos fora de casa. Mas as vezes, chega a 12 dias longe de casa”, comenta. “O primeiro dia é o pior. Mas depois de 3 a 4 dias vai melhorando”.
Além da saudade da família, Ken-Marek cita que não é e nem pode ser estressado. “Eu não me estresso. Eu dirijo calmamente. Nesta profissão, estar estressado pode ser perigoso. Levo o tempo que for necessário para dirigir. Na empresa temos regras que temos que seguir”.
E o que faz Ken-Marek ser feliz com sua vida? De acordo com ele, é a liberdade. “A melhor coisa do meu trabalho é minha liberdade. Eu decido como vou organizar o meu dia de trabalho. Que horas eu quero começar, no amanhecer ou um pouco mais tarde, e que horas eu quero parar, no anoitecer ou um pouco mais tarde. Isso é muito importante para mim”.
Agasalhe-se e veja o vídeo:
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