A Daimler Trucks apresentou a novidade na Alemanha
A Mercedes, uma das subsidiárias do grupo Daimler Trucks, apresentou em Dusseldorf, na Alemanha, o sistema Highway Pilot Connect. A novidade consiste na tecnologia quer permite que caminhões em comboio tenham direção autônoma por meio da rede V2V (Virtual to Virtual).
Primeiramente, o sistema não funciona em cidades e locais com trânsito pesado. Nestas condições, o motorista não pode ligar o sistema. Mas é nas rodovias e nas estradas de longo percurso, que ele atua.
Mas como funciona?
O primeiro caminhão é guiado pelo motorista, enquanto os outros caminhões que estão compondo o comboio, só precisam da intervenção do motorista quando alguma situação imprevista acontece. Os caminhões estão conectados por wi-fi e trocam informações em tempo real.
Com o Highway Pilot Connect, os caminhões do comboio precisam de uma distância de 15 metros entre si. Com isso, o uso do espaço das estradas também se torna muito mais bem utilizado, já que um grupo de três caminhões usa um espaço de 80 metros de comprimento, enquanto três caminhões que não possuem o sistema acabariam ocupando 150 metros na estrada, pouco menos da metade do espaço.
A redução de atrito aerodinâmico é outro ponto. A simples instalação de defletores de ar, propiciam ganhos de 0,5% a 2,0% no consumo, em média, nos caminhões atuais. Os caminhões que andam colados nos dianteiros não precisam gastar tanta energia, segundo a Mercedes, pois não estão “de cara para o vento”. A economia é da ordem de 7%, e a redução das emissões também é considerável.
A tecnologia ainda tem o lado da segurança. Enquanto um motorista tem o tempo de reação médio de 1,4 segundo, ou seja, entre ver uma situação de emergência e reagir, pisando no pedal de freios, por exemplo, no sistema ligado eletronicamente esse tempo diminui para menos de 0,1 segundo, o que reduziria o risco de colisões e acidentes.
“O caminhão inteligente, auto-otimizado, tem a mais alta prioridade para nós. Usando as comunicações conectadas com outros veículos e os seus arredores, podemos melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o consumo de combustível e as emissões. Ao mesmo tempo, os caminhões inteligentes ajudam a diminuir o número de acidentes de trânsito. Esse é um passo à frente muito importante rumo à condução livre de acidentes”, comentou Sven Ennerst, chefe da área de Engenharia de Produtos & Compras Globais da Daimler Trucks.
Aqui, já abordamos um programa falando somente sobre autônomos. Se você não viu, reveja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=lkwAAX53c3w
E no Brasil também há um sistema em desenvolvimento, na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Estivemos lá e conhecemos mais a fundo. Reveja:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=5QXX_WR0zsk[/embed]
https://www.youtube.com/watch?v=kFhMgcbeE3w
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