Um virou uma verdadeira lenda do transporte extrapesado, com mais de 100.000 unidades vendidas. O outro chega com muita expectativa, nova tecnologia e uma versão mais potente
Criado para atender o universo dos extrapesados da Mercedes-Benz, o Axor ocupou uma importante fatia do mercado e se consagrou em diversas configurações. Deixou de ser produzido em 2020, deixando muitos fãs órfãos de novos modelos. Mas mesmo fora das produções da fábrica, o Axor não saiu de cena e logo nos anos seguintes, começou a ser testado com outra motorização e uma tecnologia mais avançada, acompanhando outros modelos da marca, como o Euro6.
Agora re-lançado, o Axor volta a despertar atenção especial: o consagrado Axor 2544 6x2 deu lugar ao mais recente Axor 2545 6x2. Ambos são cavalos mecânicos indicados para o transporte rodoviário de médias e longas distâncias, mas apesar das semelhanças na nomenclatura, possuem diferenças significativas em motorização, tecnologias embarcadas e posicionamento de mercado.
O Axor 2544, lançado no Brasil no início da década de 2000, marcou época por sua confiabilidade, robustez mecânica e ótimo custo-benefício. Equipado com motor OM 457 LA de 12 litros e 440 cv, oferecia um desempenho eficiente aliado a uma mecânica mais simples e fácil de manter. Possuía transmissão MB G 281-12 ou G 280-16 automatizada, com tecnologia Powershift e freios com ABS, que ajudavam a atender às demandas do transporte pesado com bom equilíbrio entre força e economia. O design da cabina seguia a linguagem visual da época: linhas retas, focadas em funcionalidade.
Axor 2544 foi o trucado de entrada mais vendido do Brasil em 2020 - Foto: Divulgação
Já o Axor 2545 6x2 representa a nova geração do modelo, relançado em 2025 como resposta direta aos pedidos de motoristas e transportadores após a descontinuação do Axor em 2020. Agora com motor OM 460 de 13 litros e 450 cv, o novo 2545 entrega mais potência, menor emissão de poluentes (em conformidade com o Proconve P8/Euro 6). Tem câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced e novos modos de condução, que otimizam o consumo de combustível. O visual também foi modernizado, com cabine redesenhada, faróis em LED, nova grade frontal e melhorias no espaço e ergonomia interna.
Do ponto de vista técnico, o 2545 supera o 2544 em praticamente todos os aspectos: motor mais potente, cabine mais confortável, maior conectividade, itens de segurança eletrônica de série como EBS, ESC e Hill Holder, e uma estrutura mais preparada para operações com maior carga útil, podendo chegar a 68 toneladas de CMT. Já o 2544, mesmo sendo um modelo “mais antigo” em relação aos atuais, continua sendo uma excelente opção no mercado de usados, com manutenção mais barata e boa aceitação entre frotistas.
Mas no fim, quem vence o duelo depende da necessidade de cada operação. Se o objetivo for um caminhão com tecnologia atual, melhor desempenho e mais conforto, o Axor 2545 é o vencedor claro. Mas para quem busca custo mais acessível e simplicidade mecânica com histórico de confiabilidade comprovada, o Axor 2544 ainda tem muito a oferecer. O importante é que, em qualquer escolha, o DNA da Mercedes-Benz permanece: força, durabilidade e desempenho para quem vive da estrada.
Axor 2545 foi lançado em Julho de 2025 depois de 5 anos de descontinuidade - Foto: Divulgação
Confira as especificações técnicas de cada um dos modelos:
Axor 2544 vs Axor 2545
Mercedes-Benz Axor 2544 6x2
Ano: 2020
Motor: MB OM 457 LA BlueTec 5, 6 cilindros Euro 5
Potência: 439 cv a 1.900 rpm
Torque: 2.150 Nm a 1.100 rpm
Transmissão: MB G 281-12 ou G 280-16 automatizada, com tecnologia Powershift
Tanque: 12 litros
PBT: 23.000 kg
PBTC: 53 toneladas
Aplicações: Muito utilizado em composições de três eixos, é adequado para diversas aplicações, como transporte de carga seca, tanques, sider, baús e cegonheiros.
Tabela FIPE: R$ 426.065,00
Mercedes-Benz Axor 2545 6x2
Ano: 2025
Motor: MB OM 460 LA BlueTec 6, 6 cilindros Euro 6
Potência: 450 cv a 1.900 rpm
Torque: 2.200 Nm a 1.100 rpm
Transmissão: MB G 281-12 automatizada, com tecnologia Powershift 3 Advanced
Tanque: 13 litros
PBT: 23.000 kg
PBTC: 58,5 toneladas
Aplicações: Pode puxar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos como baú, sider, graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha carrega tudo.
Tabela FIPE: R$ 698.000
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