A medida, segundo o Contran, visa trazer mais segurança e controle nas estradas
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a tratar como obrigatório o uso da película refletiva prismática amarela, conhecida como Faixa Ouro, em veículos com peso bruto total de mais de 4.536kg. O artefato traz maior visibilidade para a fiscalização de caminhões de carga por agentes de trânsito quando a placar não estiver visível.
A medida, que entrou em funcionamento em dezembro de 2010, foi deferida no ano seguinte, mas voltará a valer a partir de 2017 e será fiscalizada pelos órgãos oficiais. Portanto, os motoristas que possuem veículos que se enquadrem nessa ordem terão até o fim deste ano para se regularizarem.
Segundo o Contran, a Faixa Ouro proporciona boa visibilidade e contraste necessário para a leitura dos caracteres em situações em que a placa do veículo possui difícil visualização. Além de padronizar a identificação dos caminhões, para melhor controle e segurança nas estradas.
Eduardo Matos, diretor presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil e membro do Comitê Brasileiro de Normas, conta que antes da Faixa Ouro havia uma lei que obrigava os caminhões de carga a utilizaram uma identificação com fundo verde e letras em vermelho: “As cores tinham baixo contraste e não eram refletivas, o que dificultava a visualização durante a noite. A Faixa Ouro é fornecida em dois itens sendo um amarelo refletivo para ser impresso por termo transferência e outro a laminação transparente e de proteção UV e resistência química”.
A Faixa Ouro voltará a ser obrigatória com algumas normas: a durabilidade terá de ser de 10 anos e os dados do veículo como placa, cidade e estado terão de estar em perfeito estado. As faixas serão aplicadas nas duas extremidades da carroceria, sendo as letras e números da placa no lado esquerdo e a cidade e estado no lado direito.
O descumprimento da lei poderá resultar em multa e retenção do veículo para regularização.
De: Redação Planeta Caminhão
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