Principal

Mercedes-Benz apresenta eO500U, ônibus 100% elétrico produzido na fábrica brasileira

Mercedes-Benz apresenta eO500U, ônibus 100% elétrico produzido na fábrica brasileira

Primeiras 50 unidades estão sendo entregues para três empresas da cidade de São Paulo e têm previsão de começar as atividades em janeiro de 2024

A Mercedes-Benz iniciou a entrega das primeiras 50 unidades do ônibus 100% elétrico eO500U, com carroceria Caio Millennium, que são fabricados na linha de produção da moderna Fábrica 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e devem entrar em operação já no início de 2024. As primeiras entregas já estão agendadas e serão realizadas para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8 unidades) e Sambaíba (2 unidades), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo.

Esses serão os primeiros ônibus nesse modelo a circular pela capital, que possui uma frota pequena de veículos elétricos. A expectativa é que o número de ônibus eO500U triplique até 2025, ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da Mercedes-Benz já é realidade.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U: “Dessa frota, 180 unidades seriam para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”. O diretor pontua ainda que o ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U “estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.



O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 a 300 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. Além de também ter a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa e o conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Puchert.

De acordo com o executivo, com este produto, a operação brasileira vai seguir alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização: Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, avalia.

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.


A transformação dos veículos a combustão em veículos sustentáveis já está acontecendo. Claro que ainda não há uma infraestrutura dedicada a veículos de combustão alternativa, mas a começar pelos ônibus urbanos, com rotas específicas e tempo de tráfego mais “controlado”, poderemos em breve ver mais veículos elétricos a baterias circulando pelas ruas do país. A condução desses veículos requer alguns treinamentos, já que há algumas peculiaridades, mas acreditamos que não vão faltar interessadas em conduzir esses novos pesados.

O que você achou do ônibus 100% elétrico eO500U da Mercedes-Benz? Queremos saber sua opinião. Clique no link para conhecer mais detalhes e comentar suas impressões.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.