Caminhão “cara chata” que marcou década parece que parou no tempo; exemplar raro é preservado como saiu de fábrica e foi rodando de Santa Catarina a Rio Grande do Sul
Poucos caminhões despertam tanta nostalgia quanto o Mercedes-Benz LP 321, conhecido pela famosa “cara chata”. Lançado no início da década de 1960, ele marcou época nas estradas brasileiras e foi um dos símbolos da transição para a era dos pesados nacionais. E foi exatamente um exemplar de 1960, totalmente original, que chamou atenção do público na Expoclassic 2025 pelas mãos de um apaixonado declarado: o catarinense Caçula.
Quem acompanha o Planeta Caminhão já sabe: a garagem do Caçula é um verdadeiro museu vivo da Mercedes-Benz. São raridades como um MB 1618 zero quilômetro, modelos 1316, alguns 1113 e outras preciosidades que viraram referência entre colecionadores. Mas a novidade agora é o LP 321 1960, preservado como saiu da fábrica, sem modificações ou adaptações modernas.
“Esse caminhãozinho é raro de encontrar desse jeito. Normalmente o pessoal mexe, coloca roda de alumínio, muda aqui e ali… na minha opinião, estraga. Esse está 100% original, caixa de câmbio, motor, tudo”, contou Caçula ao Planeta Caminhão durante a feira. Segundo ele, o exemplar foi comprado há cerca de dois anos no interior de São Paulo, após uma negociação com as herdeiras do antigo dono.
O LP 321 exposto na Expoclassic chama atenção não só pela conservação impecável, mas também pelo fato de ainda estar rodando. “Eu vim de Floripa com ele até aqui, rodando a 70, 80 km/h. Não vem embarcado, não. Caminhão tem que andar”, disse Caçula, orgulhoso do feito. Para muitos, ver um veículo de mais de 60 anos circulando pelas estradas já seria raro; vê-lo em estado original de fábrica, então, é praticamente único.
LP 321 ano 1960 do Caçula na Expoclassic 2025 - Foto: Planeta Caminhão
Detalhes de época reforçam a autenticidade. “Esse 1960 ainda saiu com o vidrinho atrás. Em 61 já veio com dois vidros”, explicou o colecionador, destacando pequenas características que só um apaixonado conhece. O LP mantém inclusive a placa original da época, um item que ajuda a contar sua história.
O modelo Mercedes-Benz LP 321 foi um marco nos transportes no Brasil. Conhecido como “cara chata” por causa da cabine avançada, trouxe modernidade ao setor de cargas e passageiros. Equipado com motores robustos, ele conquistou transportadores pela resistência e pela versatilidade, sendo usado tanto em operações rodoviárias quanto urbanas. Muitos rodaram até os anos 1980, mas poucos sobreviveram tão íntegros quanto o exemplar do Caçula.
Para o colecionador, preservar a originalidade é parte da missão. “Eu sei como era a originalidade da época. Tenho peças guardadas e faço questão de manter tudo o mais próximo possível do que saiu da fábrica”, disse. A atenção aos detalhes faz da sua coleção uma verdadeira cápsula do tempo sobre rodas.
Caçula manobrando seu LP 321 na Expoclassic. O colecionador é apaixonado por caminhões raros da Mercedes-Benz. Foto: Planeta Caminhão
O LP 321 1960, exibido na Expoclassic, não é apenas um caminhão: é um pedaço da história do transporte brasileiro. Em um evento que reúne apaixonados por clássicos, o exemplar de Caçula foi um dos pontos altos, atraindo olhares e despertando lembranças de quem viveu ou ouviu histórias das estradas daquela época.
A paixão de Caçula pela Mercedes-Benz vai além da coleção. É uma forma de manter viva a memória de uma marca que marcou gerações de caminhoneiros no Brasil. Sua garagem em Florianópolis já é destino certo para quem admira caminhões clássicos e quer ver de perto exemplares que parecem ter parado no tempo.
“Eu fico feliz porque esse caminhão tem 60 anos e ainda chama atenção por onde passa. É parte da minha vida, da minha história e da história de todos que amam caminhão”, resumiu o colecionador. E é exatamente essa emoção que faz do LP 321 do Caçula um verdadeiro tesouro sobre rodas.
LP 321 do Caçula na Expoclassic 2025 - Foto: Planeta Caminhão
Painel da cabine do LP 321 do Caçula na Expoclassic 2025 - Foto: Planeta Caminhão
Interna da cabine do LP 321 do Caçula na Expoclassic 2025 - Foto: Planeta Caminhão
Confira abaixo o vídeo com detalhes exclusivos desse caminhão raro. Mas conta aqui, o que achou dessa relíquia?
Faça bons negócios com nossos parceiros:
ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. A solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionários Mercedes-Benz. Acesse: https://alliancetruckparts.com.br/
ECOFILTRO: FILTROS de alta performance para motores a diesel impulsionados pela revolucionária Harcap Technology, soluções para tratamento do diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Acesse: https://ecofiltro.eco.br/provisorio/index.php/ecofiltro-harcap/
GUERRA PROTEÇÃO VEICULAR: Quem cuida do seu veículo, cuida da sua história. Com cobertura nacional, assistência 24h e rastreamento via aplicativo, a Guerra está sempre ao lado do motorista. De motos a caminhões, a confiança de quem protege milhares de parceiros. Faça sua cotação em: http://bit.ly/guerraprotecaoplaneta – siga no @guerraprotecaooficial
SUPERMOTORISTAS: Soluções de treinamento customizadas para transportadores e motoristas. Acesse e conheça: https://supermotoristas.com.br/ - Siga-nos em nossas redes sociais:@supermotoristas
Apoiadores:
Movimento A Voz Delas: www.avozdelas.com.br
ABC Cargas: @abccargas
Tegma Gestão Logística: @tegma_oficial
Observatório Nacional de Segurança Viária: @onsvoficial
Fórmula Truck: @formulatruckoficial
Alltak Adesivos: @alltakadesivos
Auto+: @automaistv
Comentarios