Coluna Dsqui Pontes

A história do 112

A história do 112

Duas causas principais fizeram a Série 2 da Scania aportar por aqui

Primeiro, foi o lançamento do N10 da Volvo, em 1980, com uma aerodinâmica muito superior a Série 1 e, segundo, os famosos jacarés e perda da liderança da venda de pesados para a Mercedes-Benz, em 1978.

A Scania havia alcançado a liderança em 1976 e se manteve líder ainda em 1977, ficando até 1981, quando a Série 2 foi introduzida.

O desenvolvimento da Série 2 na Europa foi cercado de mistérios, já que pela 1ª vez era contratado um estúdio (Italdesign) para desenvolver uma cabine de caminhão, do lendário Giorgetto Giugiaro, concebida de maneira modular, o que ficou conhecido como “Cabine Lego”, já que a mesma cabine poderia receber inúmeras configurações.

Em 1981, os modelos 111S com cabines da Série 2, ficaram conhecidos por ‘’jacaré de gravata”.

A Série 2 foi apresentada no Brasil em 22/05/1981.

1981 – t 112m

             r 112m

             t 112h

             r 112h

             t 112e

             r 112e

Os veículos tinham 305hp e saíram de fábrica nas cores laranja, azul, amarelo, vermelho, verde e páprica.

O primeiro Série 2 é vendido pela Codema para a transportadora ANR.

1982 – A primeira empresa a receber um Série 2 com as faixas foi a Citrosuco.

1983 – t 112hs

             r 112hs

Lançado em outubro, o Intercooler chega ao mercado em 01/84, somente nos modelos t.

1984 – t 112e 6x4 a álcool - 1ª venda de um t112e 6x4, para a açucareira Zillo Lorenzetti S/A.

1985 - Intercooler para os modelos r.

1989 - t 112hw

             r 112hw

             r 112ew

             t 112ew.

As cores originais que saíram da fábrica foram: branco-pérola, vermelho, verde, vinho e púrpura.

1990 – t 112hk 6x6

1991 – série especial jubileum

             t 112hw 170 unidades

             r 112hw   30 unidades

Os veículos tinham de série:

- Cor preta.

- Chassi prateado.

- Logo Jubileum na porta.

- Medalha em bronze, com a buzina dos 100 anos na grade.

- Intercooler.

- Defletor de ar.

- cabine-leito.

- Estribos cromados.

- Rodas a disco.

- Pneus sem câmara 295.

- Aquecedor da cabine.

- Banco do motorista com suspensão a ar.

- Paralamas traseiros na cor preta.

O 112 trouxe novamente a liderança de pesados para a marca sueca. Já em 1982, durante 8 anos, foi líder até 1991, no período em que esteve no mercado e só não foi líder em 1987 e 1988.

R = range

T = torped

E = extra heavy duty

Ew = extra heavy duty

H = heavy duty

Hs = heavy duty super advance

Hw = heavy duty weight

M = medium duty

Dsqui Pontes

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.