Coluna Dsqui Pontes

Você conhece a história do consórcio de caminhões no Brasil?

Você conhece a história do consórcio de caminhões no Brasil?

Se no começo do nosso transporte, os caminhões eram adquiridos por ricos empresários ou em sociedades, devido ao seu valor, já nos anos 40/50 era possível pagar um caminhão com o próprio trabalho, em 10 meses.

Com a expansão da indústria brasileira de modo geral, os caminhões foram ganhando cada vez mais espaço, principalmente na metade dos anos 50, com a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) e o fortalecimento da fabricação nacional.

No início era com 35% de componentes nacionais, visando atingir 100%, muito para quem importava caminhões em CKD ou prontos.

No final dos anos 70, uma recessão abalou o mundo e as vendas de caminhões no Brasil, tornando a compra de caminhão mais difícil. As vendas caem de 80.000 para 25.000 em pouco tempo.

É nesta época que um concessionário Mercedes-Benz, conhecido como Cirasa, de São José do Rio Preto/SP, ficou sabendo que o Banco do Brasil havia lançado um consórcio para que seus funcionários comprassem automóveis.

Com essa informação, dirigiu-se ao Ministério da Fazenda em Brasília. Ao chegar lá, foi informado que ainda não havia chegado este circuito no Brasil, que era coisa americana. Mas, obteve a informação de um office boy sobre ter visto algo parecido na Embratel.

Quando chegou lá, encontrou tudo montado. Arrendou e redirecionou aos concessionários Mercedes-Benz, lançando algo que faria muito sucesso: o consórcio de caminhões.

Nasce a Dibens: começando com 120 cotas para dois contemplados por sorteio. Mais para frente, ele troca a razão social para Rodobens, fruto do conhecimento de Waldemar Verdi Jr., filho de um dos maiores expoentes que o nosso transporte rodoviário de cargas produziu, o Waldemar Verdi.

Dsqui Pontes

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