Modelo inédito para o mercado brasileiro, cujas primeiras entregas deverão ocorrer ainda em 2021, o Arocs tem aproximadamente 750 peças novas, que foram desenvolvidas pela Empresa no Brasil, contando com diversos fornecedores novos. Todas as peças foram integradas no sistema logístico seguindo o mesmo conceito dos demais veículos já produzidos na planta do ABC Paulista. Além disso, das cerca de 2.000 peças do Arocs, 1.300 são comuns com caminhões Actros, o que favorece a intercambialidade para os clientes, trazendo otimização de custos de estoque e reposição.
A chegada ao mercado do Arocs 8x4, caminhão extrapesado basculante para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura, reforça uma das características marcantes da Indústria 4.0 na Mercedes Benz, que é a flexibilidade da linha de montagem. O Arocs entra normalmente no sistema de produção, agregando apenas as especificidades deste modelo off-road, como máquinas, dispositivos e equipamentos novos para sua montagem e pré-montagem específica de conjuntos e subconjuntos.
“Os colaboradores receberam treinamento para o novo veículo e estão no comando das tecnologias, visando alcançar os altos padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade da nossa linha 4.0 de caminhões”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso ocorre desde que inauguramos a linha 4.0, em 2018, e a linha de Cabinas, em 2019, e novamente está em evidência com a chegada do gigante Arocs. Agora, no mesmo sistema de produção, montamos qualquer modelo e tamanho de caminhão, do Accelo ao Arocs, passando pelas famílias Atego, Axor e Novo Actros”.
Segundo o executivo, esta é a primeira vez que a fábrica de São Bernardo do Campo monta um veículo 8x4. “O modelo antecessor do Arocs, o basculante Actros 8x4, lançado em 2007, era 100% importado. Anos depois, passou a ser produzido em Juiz de Fora, mas a cabina foi sempre importada”, ressalta Roberto Leoncini. “O Arocs traz então mais essa novidade, sendo totalmente produzido em São Bernardo do Campo, com as cabinas vindas da nossa planta de Juiz de Fora”.
Com a montagem final do Arocs na unidade paulista, vários equipamentos e máquinas foram transferidos da fábrica mineira, como, por exemplo, o dinamômetro. Foram mais de 50 toneladas de material, transportadas por cinco carretas, potencializando assim o reaproveitamento de recursos. Isso reforça o conceito de economia circular, de acordo com os princípios de sustentabilidade ambiental na Empresa.
O design da cabina do Arocs brasileiro é idêntico ao modelo produzido pela Mercedes-Benz Trucks em Wörth na Alemanha e em Aksaray, na Turquia. Ou seja, este é um produto global da marca, que passa a ser produzido aqui para o mercado nacional e também para outros países atendidos pela Empresa.
Os elementos internos e externos da cabina foram concebidos de acordo com as demandas de clientes e de motoristas. “Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini. “Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”.
Além da cabina, o Arocs 8x4, tem uma roupagem diferente do trem de força e do conjunto de suspensão, que foram desenvolvidos para as severas aplicações fora de estrada, caracterizadas por pisos irregulares e condições extremas de operação e de peso da carga para o caminhão.
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