Lançado em agosto, a segunda geração de caminhões pesados Xcient, da Hyundai, já fazem parte do cenário rodoviário europeu, mais precisamente na Suíça, onde desde o ano passado a marca sul-coreana testa os veículos, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros até agora.
Segundo a Hyundai, a nova geração do Xcient chega com melhorias no design e performance, com uma nova grade frontal com detalhes cromados e padrões de malha multidimensional, e novos sistema de célula de combustível de hidrogênio de 180 kW com duas pilhas de células de combustível de 90 kW.
Segundo a Hyundai, a durabilidade do sistema de célula de combustível, bem como a eficiência geral de combustível do veículo, foram aprimoradas para ficar em sintonia com as demandas dos clientes. O e-motor de 350 kW com torque máximo de 2.237 Nm permite ainda mais desempenho de direção dinâmica.
Disponível em duas configurações, 6x2 e 4x2, o Xcient tem PBT de 36 e 40 toneladas respectivamente. Medem 9,75 metros de comprimento, 2,54 m de largura e 3,90 m de altura com spoiler (3,73 m sem o adereço).
Possui sete tanques de hidrogênio que oferecem capacidade de armazenamento combinada de cerca de 31 kg de combustível, enquanto um conjunto de três baterias alimentado por 72 kWh fornece uma fonte adicional de energia.
A autonomia máxima de 2021 XCIENT Fuel Cell é definida em cerca de 400 km, e o reabastecimento de um tanque cheio de hidrogênio leva cerca de 8 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente.
Emissões de CO2
Os primeiros caminhões a hidrogênio começaram a rodar na Suíça a 11 meses atrás. Com uma frota de 46 unidades, atingiram recentemente a marca de 1 milhão de quilômetros rodados, sem emitir um único grama de CO2 na atmosfera. Segundo a Hyundai, isso representa aproximadamente redução de emissões na ordem de 630 toneladas, comparado com veículo a diesel.
Até o fim deste ano, a montadora espera enviar para a Suíça mais 140 caminhões Xcient, já modelo 2021, com estimativa de aumentar a frota para 1.600 unidades até 2025.
A escolha da Suíça não foi por acaso. Em 2019, a Hyundai firmou join venture com a empresa suíça H2 Energy para desenvolver o Hyundai Hydrogen Mobility (HHM). O modelo de negócio adotado com os transportadores suíços inclui o fornecimento do hidrogênio, sem custo de aquisição do veículo. Assim, paga-se pelo que se usa.
Os planos da Hyundai são expandir a oferta do Xcient para outros países da Europa, como Alemanha e Holanda, além de ampliar a gama de veículos pesados para cavalos mecânicos, tendo em mira os Estados Unidos como primeiro mercado.
Até 2025, a Hyundai tem como meta vender anualmente 110 mil veículos elétricos a célula de combustível no mundo. Para tanto, trabalha na ampliação da capacidade de produção deste tipo de veículo para 500 mil unidades por ano, até 2030.
Direto da redação do Planeta Caminhão
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