Mercedes-Benz

“Caminhão literário” da Mercedes-Benz participa da 15º edição do desafio de redação em São Paulo

“Caminhão literário” da Mercedes-Benz participa da 15º edição do desafio de redação em São Paulo

A Mercedes-Benz, equipou um modelo Atego 2430 6x2 e o transformou em uma Unidade Móvel de Educação, com estrutura moderna, incluindo notebooks e internet, para apoiar os participantes da 15ª edição do Desafio de Redação do Jornal Diário do Grande ABC, em São Paulo. O veículo, apelidado de Carreta Literária, tem percorrido as sete cidades da região para receber as inscrições de alunos de forma presencial, principalmente daqueles que não têm acesso à internet. A ação conta com o apoio das escolas do Grande ABC, com monitores para orientação aos jovens no local e segue todos os protocolos de segurança e saúde contra a Covid-19. Durante seu uso, o veículo é totalmente higienizado a cada nova turma. 

O concurso é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e do Ensino Médio, matriculados em cursos convencionais, técnicos, EJA e Telessala de escolas estaduais, municipais e particulares do Grande ABC. A premiação é dividida por categorias e o principal vencedor ganha uma bolsa de estudos para um curso de graduação de sua escolha. A grande novidade desta edição é a criação de uma nova categoria, para os moradores das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que já são graduados, para que também possam se inscrever e concorrer a uma bolsa de pós-graduação. 

Na edição passada, por causa da pandemia de Covid-19, o desafio precisou ser repaginado e aconteceu de forma totalmente digital, o que, segundo os organizadores, limitou o número de inscrições, principalmente por aqueles que não têm acesso ao computador ou à internet. Neste ano, com o apoio da Carreta Literária da Mercedes-Benz, o concurso teve as inscrições prorrogadas até o dia 16 de setembro. Nesta semana, o caminhão percorrerá mais quatro escolas da região do ABC Paulista para receber as inscrições de jovens e adultos. 

“O propósito da Mercedes-Benz é ‘Para todos que movem o mundo’ e um dos principais pilares da nossa estratégia de Responsabilidade Social é a educação. Por isso, queremos que nossos veículos transportem mais do que cargas e passageiros, mas também levem oportunidades para mover os sonhos e o futuro das pessoas. Com a participação de nosso caminhão Atego, transformado em Carreta Literária para esse Desafio de Redação, estamos levando mais conhecimento e possibilitando um maior acesso à universidade para as pessoas da comunidade do ABC Paulista, onde estamos inseridos com a nossa empresa”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. 

Atego 2430 virou ferramenta de educação 

Para este ano, o tema da redação é “A Ciência como Luz na Escuridão” e os participantes poderão soltar a imaginação e redigir um texto no gênero que preferirem. Os inscritos serão separados em seis categorias, levando em consideração o ano em que estão matriculados na escola ou se já são graduados. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria receberão prêmios como notebooks, TVs e tablets. Os vencedores receberão bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação. 

Além dos prêmios aos participantes, a escola que tiver o maior número de alunos inscritos receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para ser utilizado conforme a necessidade da instituição. 

A inscrições para o concurso já estão abertas e foram prorrogadas até o dia 16 de setembro. Os vencedores serão divulgados em 29 de outubro, em um programa especial da DGABCTV, transmitido ao vivo pelo Facebook do jornal, e também pelo portal www.dgabc.com.br

Confira o itinerário da Carreta Literária, que funciona sempre das 9h às 17h: 

13/09 - Rio Grande da Serra - Escola Estadual Edmundo L. da Nóbrega – Av. Dom Pedro I, 365 – Vila Nova Conceição; 

14/09 - Santo André - Escola Estadual Dr. Celso Gama – Praça Assunção s/n, Vila Assunção; 

15/09 - São Bernardo do Campo - Escola Estadual Prof. Nelson Monteiro Palma – Rua Francisco Bonício, s/n, Jardim Irajá, Santa Teresinha; 

16/09 - São Caetano do Sul - Escola Estadual Prof. Edgard Alves da Cunha – Rua Araraquara, 63, Bairro Fundação. 

Vinicius Zalis - Jornalista Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.