Mercedes-Benz

Carro-forte Mercedes-Benz recebe o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo a energia solar

Carro-forte Mercedes-Benz recebe o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo a energia solar

Um carro-forte construído sobre o chassi Mercedes-Benz 915 E, utilizado pelo Grupo Preserve, recebeu uma tecnologia inédita mundialmente: o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo com energia solar fotovoltaica.

Segundo a Mercedes-Benz, essa tecnologia é inovadora, que se destaca especialmente pelos ganhos de sustentabilidade ambiental sendo desenvolvida pela empresa Innovaklim, aplicada inicialmente em um carro-forte, com potencial para outras categorias de veículos.

O ar-condicionado automotivo 100% elétrico alimentado por energia solar fotovoltaica baseia-se numa fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, não emitindo poluentes.

"O nosso 915 E para carro-forte é reconhecido no especializado setor de transporte de valores e segurança pela força, robustez e resistência", diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Já há muitos anos isso nos posiciona como um dos mais tradicionais fornecedores de veículos para empresas do segmento. O Grupo Preserve é um cliente de longa data. São mais de 40 anos de relacionamento. Estamos muito satisfeitos de fazer parte desse projeto, que também envolve a Innovaklim, startup que desenvolve e implementa soluções ecológicas que visam reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados".

Painel de controle de energia solar

Projeto reduz as emissões de carbono

O Grupo Preserve tem entre seus objetivos estratégicos a busca de novas soluções ecológicas que apoiam um planeta mais sustentável. Indo nesta direção, a Innovaklim é a única com a tecnologia para fornecimento do equipamento desenvolvido para as condições severas de uso em carros-fortes e veículos pesados, tendo realizado P&D da tecnologia por dois anos até chegar na atual versão.

Entre as principais vantagens da nova tecnologia destaca-se a redução das emissões de carbono que giram em torno de 7% a 19%. Além disso, o ar-condicionado elétrico economiza mais de 80% de combustível se comparado com o consumo do ar-condicionado mecânico.

O ar-condicionado 100% elétrico é ligado diretamente à bateria do veículo e aproveita a geração de energia proveniente de sistema fotovoltaico de produção de energia e do alternador do próprio veículo. A promissora tecnologia utiliza o gás refrigerante 410a que é considerado um dos mais ecológicos do mundo e não degrada a camada de ozônio por não possuir derivados de cloro em sua composição.

"Essa solução em parceria está totalmente sintonizada com o nosso compromisso com o ecossistema do transporte responsável, trazendo ganhos de sustentabilidade, como também de eficiência e redução de custos operacionais para o cliente", diz Roberto Leoncini.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.