Volvo

Caminhões que fizeram sucesso no Brasil: Volvo N10

Em 1980, nascia a produção nacional dos Volvos, representada pelo hoje lendário N10. Rapidamente ele começou a se tornar protagonista nas estradas brasileiras, principalmente por conta da sua elevada capacidade de carga e pelo seu motor TD 100 A, de 10 litros, com 263 cavalos de potência.

A cabine do N10 é semiavançada, e foi projetada para atender às necessidades logísticas do começo da década de 80, ou seja, o caminhão era responsável por transportar cargas com densidade superior aos 300 kg/m³.  Além de diminuir o risco de exceder o limite legal de carga no eixo dianteiro, por conta da sua configuração, o caminhão favorecia o consumo de combustível. Seus quatro faróis redondos são característicos dessa geração.

O eixo traseiro assegurava uma boa distribuição do esforço de tração e sua suspensão era composta por molas semielípticas, que na época eram comunicadas como sendo eficientes na proteção da carga de trepidação.

Vale lembrar que nesta época a comercialização de caminhões pesados no Brasil era relativamente baixa. O número de vendas de caminhões pesados não passava de 7%, comparados aos outros segmentos.

Especificações do clássico Volvo N10

Motor: TD 100 A, 263CV, DIN a 2200 RPM, turbo alimentado.
Transmissão: ZF Ecosplit
Freios: ar comprimido, três circuitos independentes (eixo dianteiro, eixo traseiro e freio de estacionamento).
Suspensão: molas elípticas.
Direção: hidráulica, tipo esferas recirculantes
Peso bruto máximo: eixo dianteiro (6.500 kg), eixo traseiro (13.000 kg), totalizando 19.500 kg; capacidade máxima de tração: 52.000 kgs.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.