A Volvo quer colocar em prática o seu plano de eletrificar sua frota iniciando a venda de seus três novos modelos elétricos na Europa ainda esse ano. A empresa ainda espera, em um futuro próximo, que pelo menos metade de toda a frota da União Europeia passe a funcionar com combustível 100% elétrico.
Grandes empresários estão, cada vez mais, demonstrando forte interesse em veículos elétricos. Isso está sendo impulsionado por metas climáticas ambiciosas, bem como pela demanda dos consumidores por descarbonização e transportes mais limpos. “Cada vez mais os transportadores estão percebendo que precisam iniciar sua jornada de eletrificação agora, tanto por questões ambientais quanto por razões competitivas, visando satisfazer as necessidades de seus clientes por transporte sustentável. Com nossa oferta ampla, é totalmente viável que empresas de transporte sigam nessa jornada”, diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.
Com o início das vendas das novas versões elétricas do Volvo FH e Volvo FM, o transporte eletrificado passa a ser possível não só em áreas urbanas, mas também no tráfego regional de médias distâncias, entre cidades. Além disso, a nova versão elétrica do Volvo FMX viabiliza operações mais silenciosas e limpas no setor de construção.
Com o acréscimo de versões com mais capacidade de carga, trens de força mais potentes e autonomia de até 300 km, a atual linha de caminhões elétricos da Volvo Trucks pode atender cerca de 45% da demanda de transporte de mercadorias da Europa*. Isso possibilita uma contribuição importante para a redução do impacto climático dos transportes rodoviários.
“Há um enorme potencial para eletrificar os transportes por caminhões na Europa. E também em outras partes do mundo, em um futuro muito próximo”, diz Roger Alm. “Para provar isso, estabelecemos a ambiciosa meta de que os caminhões elétricos representarão metade das nossas vendas na Europa até 2030. Os novos caminhões pesados elétricos que estamos lançando agora são um passo gigante para atingir esse objetivo”, assegura.
Olhando mais para frente, até mesmo os transportes pesados de longa distância poderão ser feitos por caminhões elétricos. Para atender às demandas desafiadoras, tanto em alta capacidade de carga quanto em autonomia, a Volvo Trucks planeja usar células de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade.
“Essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e nossa ambição é cobrir as rotas de longa distância usando baterias e células de combustível”, afirma Roger Alm. “Nosso objetivo é começar a vender caminhões elétricos a célula de combustível na segunda metade desta década”, finaliza.
Dados técnicos dos novos caminhões elétricos da Volvo
- Volvo FH, FM e FMX Electric: Autonomia de até 300 km. Potência contínua de 490 kW. Torque máximo de 2400 Nm. Capacidade da bateria até 540 kWh. Peso Bruto Total (PBTC) 44 toneladas.
- Volvo FE Electric: Autonomia de até 200 km. Potência contínua 330 kW. Torque máximo de até 850 Nm. Capacidade da bateria até 264 kWh. Peso Bruto Total (PBT) 27 toneladas.
- Volvo FL Electric: Autonomia de até 300 km. Potência contínua de 165 kW. Torque máximo de até 425 Nm. Capacidade da bateria até 396 kWh. Peso Bruto Total (PBT) 16 toneladas.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO
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