Entenda como a tecnologia reduz o risco de acidentes.
O “ESP” (Programa Eletrônico de Estabilidade) é um sistema que aciona automaticamente os freios individualmente e diminui o torque do motor quando necessário. Basicamente ele entra em ação quando há situações que fogem ao controle de quem está dirigindo, e na maioria das vezes está relacionada à situações em curvas.
Como funciona: o sistema percebe por meio de sensores nas rodas, cruzando com outras informações de outros sensores, que algo não vai bem. Quando o caminhão está fazendo uma curva, as rodas giram em velocidades diferentes, e a inteligência é programada para entender isso.
A apuração das informações é precisa, e percebe quando uma roda gira em velocidade diferente do que deveria estar girando. Quando ele percebe que as rodas não estão girando como deveriam, ele entende que o caminhão está saindo do trajeto original que ele estava fazendo.
Daí o sistema entra em ação, controlando o torque do motor (mesmo que você esteja pisando fundo no acelerador) e freia as rodas individualmente para devolver o caminhão à trajetória original.
Sim, tecnologia é algo complicado de explicar por texto. Mas para entender na prática, veja abaixo o vídeo que a Volvo produziu demonstrando as diferenças entre o caminhão com e sem a tecnologia.
Dá uma olhada:
Essa tecnologia vale ouro, e salva vidas (e cargas).
Mas, de uma coisa é fato: ele ajuda, mas não faz milagres. O ESP não garante a estabilidade total. Se o limite dinâmico do caminhão for atingido, a derrapagem é inevitável. Na prática, se a velocidade de entrada na curva estiver muito acima do desejável, não vai ter jeito: o sistema irá entrar em operação mas não irá salvá-lo do acidente.
Em outras palavras, não é porque o caminhão tem ESP, que isso te dá o direito de entrar em altas velocidades nas curvas. A prudência do motorista ainda é o que manda na prevenção de acidentes.
Comentarios