A importância de trocar o lubrificante no tempo certo
Seguem algumas dicas importantes de Shell Rimula pra você rodar melhor e ter economia na manutenção do seu caminhão. Para evitar manutenções desnecessárias e mais gastos, é importante trocar o óleo do caminhão no tempo determinado para evitar despesas futuras.
Os mÃnimos cuidados com a lubrificação do motor de um caminhão jamais devem ser encarados como excessos. Afinal, o lubrificante é um dos principais responsáveis por manter o conjunto em perfeito funcionamento, pois reduz o atrito entre as peças internas, ameniza as altas temperaturas e protege contra ferrugens, corrosão, entre outras impurezas. Tudo isso para evitar que o caminhão em algum momento possa ficar parado, gerando prejuÃzos para o motorista ou frotista.
Segundo especialistas, o óleo também tem a função de limpar o motor internamente e manter as impurezas em suspensão. Outras funções do lubrificante são neutralizar os ácidos formados durante a combustão e auxiliar na vedação da câmara de combustão, servir como fluido hidráulico para acionamento de componentes como o tucho hidráulico e o variador de fase do comando de válvulas.
Quando se trata de prevenção, são muitas as vantagens com a utilização adequada de lubrificantes. O óleo também auxilia na vedação da câmara de combustão, livra o conjunto de vilões como oxidação, lacas, vernizes, fuligem e neutraliza os ácidos formados.
Todos os lubrificantes levam em sua fórmula materiais quÃmicos que juntos tem a função de conferir ou potencializar certas propriedades desejadas, assim como atenuar as que não são. São detergentes, dispersantes e condicionadores de elastômeros. Os lubrificantes de uma forma geral são compostos de 80 a 95% de óleos básicos, que podem ser minerais ou sintéticos, e 20 a 5% de aditivos.
Atualmente existem três tipos de óleos lubrificantes no mercado: minerais, semissintéticos e sintéticos. Muitas das propriedades são provenientes das caracterÃsticas naturais existentes nos óleos básicos utilizados nas formulações.
Por outro lado, os óleos minerais convencionais dependem muito da qualidade do petróleo do qual são produzidos. Também existem os óleos semissintéticos, que são uma mistura desses dois tipos de óleos. Apesar das especificações serem diferentes, o perÃodo de troca do óleo pode alterar por algumas variáveis, como utilização árdua do veÃculo.
Outra recomendação das produtoras é que sempre que for feita a troca do óleo, um novo filtro também deve ser colocado. Todas as fabricantes de lubrificantes reforçam que ao trocar o óleo haja muito cuidado para evitar contaminação do produto. Também é importante que o profissional que fará a substituição seja capacitado. Deve-se atentar sempre para as especificações de serviço e viscosidade recomendados pela montadora. Não se esqueça de utilizar luvas e óculos de proteção.
Comentarios