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Diesel S-10, avançado e amigável

DIESEL DIESEL S-10: Tecnologia à serviço da eficiência e do meio-ambiente. Conheça alguns detalhes sobre o diesel de nova geração, disponível nos Postos Shell em todo o Brasil. A introdução do Diesel S-10 é um avanço na busca pela eficiência energética no Brasil. Além dos benefícios para o meio ambiente, o novo combustível também traz vantagens para o motorista, melhorando o desempenho do veículo. Desde 2014, os postos brasileiros passaram a vender o Diesel S-10, um combustível menos poluente, que  representa dez partículas de enxofre por milhão, reduzindo a emissão de NOx (dióxido de azoto ou dióxido de nitrogênio), SOx (dióxido de enxofre) e outros materiais particulados quando da sua queima. Com um processo de refino diferente, o Diesel S-10 traz benefícios ao meio ambiente. O novo combustível tem maior teor de cetano, que melhora a qualidade de ignição, especialmente no que diz respeito à partida a frio e ao desempenho do veículo. Para se ter ideia, enquanto o diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. O novo diesel traz também benefícios relacionados à proteção do motor, pelo fato de ser mais solvente que o diesel comum (S-500/1800). Na prática, isso significa que possui mais hidrogênio, ou seja, é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional. Muitos motoristas têm dúvidas em como identificar a qualidade do novo combustível. Nesse aspecto, é importante esclarecer que a cor do S-10 é a mesma do S-50, ou seja, incolor a levemente amarelado. Já o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom. Mas para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba. Conforme da resolução ANP, todos os revendedores varejistas que comercializam óleo diesel devem afixar em cada bomba abastecedora de diesel um adesivo plástico colorido, com um alerta aos proprietários de veículos novos em relação à fase P7 do Proconve. Precauções Para abastecer, os motoristas devem ter algumas precauções. No caso de veículos novos que já começaram a utilizar o novo combustível é importante parar em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento. Além disso, o motorista deve também manter o tanque cheio quando for ficar estacionado por períodos maiores e não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias. Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com diesel S-500/S-1800, o motorista deve fazer obrigatoriamente uma lavagem do tanque, trocar os filtros e proceder a limpeza do sistema de combustível. Caso contrário, por ser mais solvente, o diesel S-10 poderá dissolver as sujidades presentes no tanque, que serão transportadas para o sistema de combustível, entupindo assim filtros, mangueiras e bicos. Quem pode usar Todos os veículos, antigos ou novos, a diesel podem rodar com o S-10. Entretanto, aqueles com o novo motor Euro 5 (Proconve 7) deverão abastecer somente com S-10. Caso o motorista abasteça um caminhão novo com o diesel tradicional, poderá ter problemas com o veículo. Além de aumento de emissões, o erro causará entupimento do catalisador e do filtro, carbonização do motor, formação de depósito, aumento de consumo, redução da vida útil do veículo, entre outros transtornos.

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