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Caminhões históricos marcam os 60 anos da Scania

Exposição na fábrica, em São Bernardo do Campo, conta a trajetória da Scania no Brasil, desde as cabines "João de Barro" até os modernas tecnologias eletrônicas

scania-expo60-01 Uma das marcas que fazem parte da história e do coração do caminhoneiro brasileiro a Scania está no Brasil há 60 anos produzindo veículos para o transporte pesado e marcando a vida de muitos que passam pelas estradas todos os dias. Para celebrar esse momento, a fabricante montou uma exposição com 9 caminhões e um ônibus que fizeram a história da marca no Brasil, e que com certeza vão trazer algumas lembranças pra você, que ama caminhões. Vamos às relíquias: L 71 Importado (1957) 1-L71-1957 Foi o primeiro caminhão laranjão da Scania, esse modelo ainda é importado da Suécia, de 1957. Esse bruto aí tem motor D642, de 9,35 litros e seis cilindros, com injeção direta e 150 cv. A capacidade máxima de tração chegava a respeitáveis 35 toneladas. Pertence a Osvaldo Strada, da Strada Transportes, que contra que ter um desses na época era o sonho de qualquer transportador, era considerado a Ferrari dos caminhões. L 75 (1959) 2-l75-1959 Com o começo da produção da Scania no Brasil, na montadora Vemag, o primeiro modelo brasileiro foi o L 75. Com motor sueco, usava 35% de peças nacionais. Tem motor tipo D-10, 4 tempos diesel com injeção direta, com 165 cavalo sde potência,  torque de 63 kgfm a 1.200 rpm e câmbio de 5 marchas, caixa sincronizada. Esse é do Laurindo Cordiolli, da Cordiolli Transportes. L 75 (1960) 3-l75-1960 O nome ainda era Scania-Vabis naquela época e esse caminhão apareceu com capacidade de carga elevada e representou um marco no setor. Ficou conhecido como o “rei da estrada”. Esse modelo de 1960 representa um marco. A partir de junho daquele ano, com uma fábrica de motores já instalada no bairro Ipiranga, a Scania-Vabis assume a produção completa dos veículos. Essa relíquia pertence a Atílio Contatto, da Transportadora Contatto. L 76 (1964) 4-l76-1964 Sucessor do L75, esse caminhão trouxe melhorias técnicas importantes e o novo motor D11, mais potente, que desenvolvia 195 cavalos. Foi o Scania que começou a atender melhor as características das estradas brasileiras. A fabricante inseriu muitas modificações, para trazer mais resistência e rentabilidade: os modelos LS e LT, com dois eixos traseiros. Pertence ao Maicon Galiotto. LK 140 (1977) 5-kk-140-1977 Primeiro V8 que a Scania trouxe para o Brasil, o grande LK 140 é uma grande paixão dos fãs brasileiros. O "cara-chata" apareceu na época equipado com o motor mais potente da América Latina, com impressionantes 350 cavalos. Começou a ser fabricado em escala no Brasil em 1975. Esse aí é do colecionador Antônio Sérgio Hurtado, o Neo. L 111 (1980) 6-l111-1980 Com a nova fábrica de chassis da Scania, em 1975, o primeiro bruto a sair foi o L111, cabine leito e direção hidráulica, caminhão que foi aperfeiçoado para melhorar o consumo de combustível e a vida útil dos Scania nas rodovias brasileiras. Foi o último e mais bem-sucedido capítulo de uma era que durou mais de 20 anos: os chamados “jacarés”. Em 2001, foi homenageado na Série Especial Horizontes, com a icônica cor laranja. Tem motor D 11 03 de 203 cavalos e velocidade máxima de 94 km/h. Pertence ao Ivan Camardo, da I.C. Transportes. T 112 HW (1989) 7-t112-1989 O primeiro intercooler equipado em um caminhão no Brasil foi nesse bicho aí! Os caminhões da linha T 112 trouxeram, além do novo sistema de resfriamento do ar de admissão, melhor desempenho e maior economia de diesel. A linha teve os modelos HW e EW, de 410 cavalos, os mais potentes do mercado brasileiro à época. O dono essa maravilha é o Cristian Lando, da Andreló Transportes. T 113 H (1995) 8-t113-1991 Pertencente à nova geração que chegou ao Brasil em 1991, o T 113 H tem motor novo de 450 cavalos e mudanças eletrônicas que vieram para ficar. Ganhou o título de Caminhão do Ano em 1995. Esse é do Luis Loucatelli, da Cortesia Concreto, e ainda roda, trabalha na operação. O caminhão acabou de ser reformado. T 124 (1998) 9-t124-1998 Outro caminhão da exposição que ainda trabalha até hoje, esse representante da Série 4 é de propriedade da Scania e puxa peças e componentes dentro da fábrica, em São Bernardo do Campo (SP). Quando chegou, no final dos anos 1990, trouxe na bagagem novidades como o Retarder, sistema hidráulico de freio auxiliar, e suspensão a ar. Representa o maior lançamento da Scania no Brasil, com mais de 8 mil convidados. Esse caminhão foi, literalmente, acompanhado em TODA sua vida por um funcionário da Scania, o gerente de Produção Albano Fernandes Figueiredo, que recebeu as primeiras peças, acompanhou a montagem e fez todas as revisões do bruto até hoje. Ônibus Flecha Azul – K 113 CL – Viação Cometa (1998) 10-flecha-azul Esse modelo de 1998 é um Flecha Azul com chassi Scania K 113 CL, o ônibus mais conhecido do Brasil. Rodou com classe elegância pelas rodovias brasileiras até o fim da década de 1990. O primeiro Flecha Azul automático foi produzido em 1984, com chassi BR-116 e caixa Scania eletro-automática, importada da Suécia. A última geração do modelo foi produzida em 1999. Curtiu? Teve alguma lembrança boa? Manda sua história com um Scania pra gente! Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão leonardo@planetacaminhao.com.br

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