Com até 500 km por carga e mais de 1.000 km por dia com recargas estratégicas, o eActros 600 combina potência, eficiência e inovação em mobilidade elétrica
O caminhão elétrico a bateria Mercedes-Benz eActros 600 está cada vez mais presente nas estradas europeias. Do norte ao sul do continente, o modelo se consolidou como uma das principais referências em transporte pesado de emissão zero. Hoje, já circula em mais de 15 países, em operações que vão desde o transporte de longa distância até missões logísticas especializadas. O resultado desse avanço foi a liderança da Mercedes-Benz Trucks no segmento de veículos pesados elétricos no segundo trimestre de 2025.
Entre os clientes, a diversidade de operações impressiona. Na Alemanha, a Logistik Schmitt recebeu cinco dos 23 caminhões encomendados, ampliando a atuação no transporte internacional. Na Holanda, a Simon Loos passou a operar com dois eActros 600 no abastecimento das lojas Lidl, substituindo o antigo eActros 300, limitado a 300 km de alcance. Já na Bélgica, as empresas VM-Milktrans e Sovedo Logistics estrearam na eletrificação da frota com foco no transporte de leite.
A presença do modelo se estende ainda à Áustria, onde a Friedl, especializada em transporte refrigerado, reforçou a frota após os testes iniciais. Na França, a Transports Derocq iniciou uma nova etapa de mobilidade sustentável com seu primeiro exemplar. O Reino Unido também está na lista: a empresa de entregas HIVED recebeu dois dos nove caminhões adquiridos. Na Suíça, o grupo Emmi, líder no processamento de leite, adicionou o eActros 600 às operações. E na Itália, a Brigo se destacou ao inaugurar o primeiro hub de recarga Milence do país, recebendo cinco modelos elétricos.
A produção em série do eActros 600 começou em novembro de 2024, na fábrica de Wörth, na Alemanha. Pouco depois, em dezembro, as primeiras entregas foram realizadas. Para comprovar sua robustez, o caminhão participou de programas de testes intensivos: o Tour Europeu de 2024, com 15 mil km percorridos em 22 países, e o Tour de Inverno de 2025, que colocou o modelo à prova em 6.500 km pelo norte europeu. Em reconhecimento ao desempenho, recebeu o título de “International Truck of the Year 2025”.
No quesito autonomia, o eActros 600 se destaca. Pode rodar até 500 km sem recarga intermediária, mesmo com PBTC de 40 toneladas. Dependendo do trajeto e da condução, esse alcance pode ser ampliado. Com recargas rápidas durante as pausas obrigatórias dos motoristas, o modelo consegue superar 1.000 km por dia, atendendo às exigências do transporte rodoviário de longa distância.
O sistema de baterias também é um diferencial. São três pacotes de 207 kWh cada, totalizando 621 kWh. A tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio) garante maior durabilidade, utilizando mais de 95% da capacidade instalada. A Mercedes-Benz estima que, após 10 anos ou 1,2 milhão de km rodados, a saúde da bateria ainda estará acima de 80%.
A motorização é outro ponto forte: eixo elétrico desenvolvido internamente, com dois motores e transmissão de quatro marchas. A potência contínua é de 400 kW, chegando a 600 kW em picos de desempenho. A capacidade técnica permite um PBTC de até 44 toneladas, com carga útil em torno de 22 toneladas na União Europeia, variando conforme a legislação local.
Por fim, o eActros 600 alia eficiência e conforto. O modelo é compatível com recargas CCS de até 400 kW e, futuramente, com a tecnologia de megawatt (MCS). A cabine ProCabin traz aerodinâmica refinada, o sistema inteligente de condução Predictive Powertrain Control (PPC) e o aplicativo Remote 3.0, que permite monitorar em tempo real o status da bateria e receber notificações. É tecnologia de ponta aplicada a um transporte mais limpo, eficiente e conectado.
Comentarios