Protótipo chega em versão inédita, com 5º eixo rodado duplo esterçável, fruto de parceria com Hiero e Liebherr, e promete revolucionar a produtividade no setor da construção
Em mais um passo ousado em sua trajetória de pioneirismo, a Mercedes-Benz do Brasil apresentou ao mercado o Atego 3330 betoneira 10x4, o primeiro caminhão do tipo fabricado no País. O protótipo, desenvolvido em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, é equipado com um inovador 5º eixo rodado duplo esterçável, o único existente no Brasil.O modelo foi exposto para o público oficialmente no Concrete Show 2025, maior feira da cadeia construtiva do concreto da América Latina.
Após o evento, a betoneira seguirá para testes operacionais em parceria com a Engemix, uma das líderes do setor. Segundo a Mercedes-Benz, o novo Atego 3330 10x4 foi pensado para atender às demandas mais severas da construção civil, entregando produtividade, eficiência e robustez. Com capacidade de transportar 10 metros cúbicos de concreto, o caminhão inaugura um novo patamar no transporte do insumo, ampliando a rentabilidade das operações.
Para Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o lançamento reforça a tradição de inovação da marca. “O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Nosso compromisso é ouvir os clientes, entender suas necessidades e desenvolver soluções sob medida para suas operações”, afirma.
O projeto nasceu a partir do já consolidado Atego 3330 8x4, modelo de série da montadora, que serviu como base para a adaptação. O grande diferencial foi a instalação do 5º eixo rodado duplo esterçável, desenvolvido pela Hiero com cerca de 90% dos componentes fornecidos pela Mercedes-Benz. A solução garante maior capacidade de carga sem comprometer a dirigibilidade, oferecendo uma manobrabilidade superior em ambientes desafiadores.
A Liebherr, referência mundial em equipamentos para construção, foi responsável pelo fornecimento do balão da betoneira. A parceria reforça o conceito de um projeto colaborativo, reunindo três empresas líderes em seus segmentos para entregar um produto inovador e de alto desempenho.
Para Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o novo protótipo chega para elevar a competitividade dos clientes. “A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto significa mais produtividade e, consequentemente, mais rentabilidade. Além disso, como todo Atego, esse caminhão mantém os atributos de robustez e resistência em operações severas, com pisos irregulares e condições extremas típicas da construção civil”, destaca.
Outro ponto forte do projeto é a manobrabilidade do conjunto, considerada fundamental em canteiros de obras, onde o espaço costuma ser reduzido. Graças ao 5º eixo esterçável, o Atego 3330 10x4 oferece uma condução mais estável, com menor esforço para o motorista e menos desgaste dos pneus.
De acordo com Ferrarez, a iniciativa também reforça a importância da cooperação entre montadoras e fornecedores especializados. “Esse projeto mostra que, quando unimos a expertise da Engenharia da Mercedes-Benz, a capacidade da Hiero e a tradição da Liebherr, entregamos ao mercado soluções únicas, capazes de transformar a operação de nossos clientes”, afirma.
O lançamento ainda tem caráter de protótipo, mas já sinaliza o interesse da Mercedes-Benz em ampliar sua participação no segmento de betoneiras, que exige veículos cada vez mais resistentes, econômicos e eficientes. O caminhão será monitorado em campo para avaliar desempenho, consumo e durabilidade em situações reais. Se aprovado, o Atego 3330 10x4 pode abrir caminho para uma nova geração de caminhões betoneira no Brasil, unindo inovação tecnológica, aumento de capacidade e segurança operacional.
O projeto também reforça a estratégia da Mercedes-Benz de manter o cliente no centro das decisões, investindo em soluções sob medida que gerem valor para cada tipo de operação. Trata-se de mais um passo importante para consolidar a marca como referência em inovação no setor de veículos pesados. O Atego 3330 betoneira 10x4 não é apenas um protótipo, é uma demonstração de como tecnologia, engenharia e parceria podem transformar o futuro da construção no Brasil.
Continue acompanhando o Planeta Caminhão para mais novidades sobre lançamentos, bastidores e inovações que estão moldando o transporte pesado no País
FAÇA BONS NEGOCIOS com nossos parceiros:
ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e comerciais leves. Uma solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do maior custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionárias Mercedes-Benz. Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/alliancetruckpartsbrasil
ECOFILTER: FILTROS de alto desempenho para motores diesel equipados com a revolucionária Tecnologia Harcap, soluções para tratamento de diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Compre aqui: http://wa.me/6540423080
TRUCK FORMULA: A mais alta categoria de estradas do mundo, em uma categoria indicada para a cura da estrada. Acesse o cadastro completo no site: https://www.formulatruck.com.br/
SUPERMOTORRIDERS: Soluções personalizadas de treinamento para motociclistas autônomos e de transporte. Acesse e entre em contato: https://supermotoristas.com.br/
ALLTAK ADESIVOS: Películas que Transformam, Protegem e Personalizam seu veículo! Para personalização de superfícies e projetos especiais. Saiba mais em: https://alltak.com.br/
Comentarios