Leonardo assume controle da IDV e ASTRA após compra de € 1,7 bilhão, preparando terreno para avanço em tecnologia militar robótica e reforçando atuação no segmento
A Iveco Defence Vehicles (IDV) — divisão de defesa do Grupo Iveco, recentemente adquirido pela Tata Motors — fechou acordo com a OTAN para liderar um programa de três anos voltado ao desenvolvimento de veículos terrestres autônomos (UGVs) e drones integrados (UAS) operando de forma coordenada em missões táticas. A iniciativa visa elevar a mobilidade e segurança nas operações militares aliadas, com atuação liderada pela agência de aquisições da OTAN, a NSPA.
No fim de julho de 2025, a Leonardo S.p.A., gigante italiana de defesa e segurança, anunciou a compra da IDV (incluindo a marca ASTRA) por € 1,7 bilhão, com recursos próprios e conclusão prevista no primeiro trimestre de 2026, após aprovações regulatórias. A transação muda o patamar da empresa, que se transforma na nova líder europeia em defesa terrestre.
A compra da IDV possibilita integrar os sistemas de veículos autônomos da marca com os sensores avançados, controle de fogo e sistemas de comando da Leonardo. Essa fusão cria soluções completas de mobilidade militar terrestre para países da OTAN e aliados estratégicos. A IDV já é conhecida por modelos icônicos como o Iveco LMV “Lince”, em uso por mais de 10 mil unidades em países como Itália, Brasil, Bélgica e Noruega, e o Iveco MTV (“Manticore”), adotado pelos militares holandeses desde 2024.
A marca também construiu blindados como o VBM Freccia IFV, desenvolvido em conjunto com a OTO Melara desde os anos 2000. Agora, com a responsabilidade de liderar o programa RAS (Sistemas Robóticos e Autônomos) da OTAN, a IDV desenvolve veículos como o VIKING UGV, e o LMV OU (Optionally Uncrewed Light Multirole Vehicle), capazes de operar em modo manual, teleoperado ou totalmente autônomo, com integração total a drones e redes de comando distribuído.
IDV Truck - FOTO: DIvulgação Iveco Group
O que muda na IDV depois da aquisição?
Com a recente aquisição da Iveco Defence Vehicles (IDV) pelo grupo italiano Leonardo, a fabricação e o desenvolvimento de veículos blindados no Brasil entram em uma nova fase, marcada pela integração de sistemas mais avançados, nacionalização progressiva e possibilidades concretas de exportação. Atualmente, três modelos de destaque da IDV já estão operando no Exército Brasileiro: VBTP-MR Guarani, LMV-BR e Centauro II. Todos são fabricados ou montados na planta da IDV em Sete Lagoas (MG), que permanece como centro estratégico da Base Industrial de Defesa brasileira.
O Guarani 6x6 é hoje o principal vetor blindado da Força Terrestre brasileira. Desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), é uma plataforma de combate modular, com mais de 600 unidades entregues desde 2012. Seu sucesso está na versatilidade: há versões para transporte de tropas, reconhecimento, comando, ambulância, morteiro e até comunicações.
Com a chegada da Leonardo, o Guarani deve ganhar novos níveis de tecnologia embarcada, como sensores eletro-ópticos de última geração, sistemas de alerta de ameaças, e torres de armamento controladas remotamente, que aumentarão a interoperabilidade e o potencial de exportação do veículo. A expectativa é que o Brasil avance no desenvolvimento de versões ainda mais completas, já com integração nativa de tecnologias digitais de comando e controle.
O LMV-BR, derivado do Lince europeu, é um blindado leve 4x4 com foco em patrulha, ligação e reconhecimento. Ele combina mobilidade em terreno acidentado com alta proteção balística e contra minas — características essenciais para missões de garantia da lei e da ordem, operações urbanas e deslocamentos em ambientes hostis.
Produzido no Brasil com kits CKD (Completely Knocked Down), o LMV-BR já passou por um processo de nacionalização em componentes como interiores, elétrica e acessórios táticos. A expectativa, agora sob gestão da Leonardo, é aumentar a nacionalização e incorporar sistemas próprios da empresa italiana, como os equipamentos de vigilância integrados já usados em missões da OTAN.
LMV-BR (Lince): proteção leve e agilidade no campo de batalha. FOTO: Divulgação
O que muda com a Leonardo no comando?
Com a IDV agora sob o grupo Leonardo, o Brasil pode esperar uma maior integração de tecnologia europeia nos projetos já em andamento. Além disso, a empresa italiana tem expertise em eletrônica de defesa, sensores e inteligência embarcada, que deve ser incorporada aos veículos fabricados localmente. Isso fortalece a autonomia operacional do Exército Brasileiro e posiciona o país como hub de produção e exportação para mercados da América Latina e África.
A fábrica de Sete Lagoas (MG), que já atua com mão de obra nacional e fornecedores locais, deve ser cada vez mais estratégica. A Leonardo manifestou interesse em manter e expandir as operações no Brasil, inclusive com apoio logístico de longo prazo, serviços de manutenção e upgrade de sistemas — tudo isso impulsionando empregos qualificados e inovação em solo brasileiro.
Com a aquisição da IDV, a Leonardo reforça sua posição no mercado europeu de defesa e assume protagonismo na inovação autônoma sobre rodas. O projeto junto à OTAN abre caminho para uma nova era de veículos militares inteligentes, mais seguros e eficientes. E o Brasil, com sua base fabril e tecnológica, pode ser parte dessa revolução.
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