Destaque

Leve mas nem tanto: P 280 XT Light Construction é o off-road mais leve da Scania

Leve mas nem tanto: P 280 XT Light Construction é o off-road mais leve da Scania

O caminhão de entrada da linha XT, projetado para aplicações leves na construção civil, é ideal para quem busca mais capacidade de carga sem comprometer o desempenho

Entrando em uma nova categoria no mercado, a Scania lançou a linha P 280 com motor de 7 litros, tanto para caminhões rodoviários, quanto em veículos para operações fora de estrada. É o caso do P 280 6x4 XT Light Construction, um modelo vocacional para aplicações mais leves do setor de construção civil, que pode rodar com basculante, betoneira, caminhão pipa, munck, caçamba roll-on e roll-out, entre outros.

Com PBT técnico de 28,5 toneladas  — o maior da categoria leve — o P 280 XT vem equipado com motor de 7 litros, 280 cv de potência e torque de 1.200 Nm, considerado o maior da categoria nessa faixa de potência. A transmissão é a automatizada G25 de 14 marchas, incluindo uma super-reduzida (20,8:1) e uma overdrive (0,78:1), ideal para transportes que exigem arrancadas em terrenos difíceis e deslocamentos econômicos em estradas. 

Apesar de ser o menor da linha XT, o novo P 280 surpreende pela sua resistência. Em sua ficha técnica, o Light Construction entrega uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 150 toneladas e traz longarinas duplas, para-choque XT de aço avançado em 150 mm e eixo traseiro RBP835 com cubo redutor e suspensão a mola (dianteira com três lâminas de 29 mm e traseira com quatro lâminas parabólicas de 41 mm) que dão mais robustez para operações exigentes.

Outro destaque é a redução no cubo, um diferencial técnico que reforça a tração em situações de alta severidade. Essa escolha da engenharia da Scania surgiu após testes práticos em ambientes extremos, onde se percebeu que mesmo caminhões considerados “leves” precisam de robustez equivalente aos modelos pesados. Isso garante segurança e desempenho constante, mesmo quando o implemento estiver sobrecarregado — algo comum na rotina dos transportes de materiais de construção.



Apresentado ao público em 2024, durante a Fenatran, o Light Construction, já começa a atuar dentro da estratégia da Scania de ampliar também seu portfólio off-road, buscando atender uma nova fatia do mercado. É o menos dos caminhões XT lançados até agora. É um caminhão fabricado com redução do cubo e longarina dupla, porque segundo Marcelo Gallao, "não é porque é leve, que ele não é resistente".

A cabine P, da Nova Geração Scania, já vem com o pacote XT: para-choque de aço de 180 mm, grades nos faróis, retrovisores reforçados e altura de suspensão elevada que ampliam os ângulos de entrada e saída — parâmetros fundamentais em terrenos acidentados e canteiros de obras. Atende demandas de caçamba de até 14 m³, munck, caçamba roll-on/roll-off, bomba de concreto e suporte de serviços como comboio, lubrificação e apoio em operações de cana, madeira e mineração leve — mercados que demandam versatilidade e capacidade técnica.

No quesito design, o modelo segue o padrão visual da linha XT, com acabamento reforçado, tomada de ar elevada com filtro externo duplo e janela traseira opcional — útil para motoristas que precisam monitorar a caçamba ou implementos acoplados. A cabine P oferece excelente ergonomia e visibilidade, ideal para quem passa longas jornadas ao volante em terrenos instáveis.



Seu público-alvo são empresas de construção, operadores logísticos de materiais pesados e companhias de mineração de pequeno e médio porte que buscam uma solução mais leve, porém sem abrir mão da durabilidade e da performance. O modelo também é atraente para frotistas que precisam de versatilidade e baixo custo operacional, especialmente em rotas mistas com trechos urbanos e rurais.

A conectividade também é um diferencial inédito no segmento. Graças à arquitetura eletrônica compatível com redes Ethernet, a Scania implementou uma antena Starlink no topo da cabine, transformando o caminhão em um hub de internet para ambientes remotos. Marcelo Gallao, Diretor da Scania no Brasil, avaliou a tecnologia e conectividade diferenciadas para a categoria: “Ele traz toda a conectividade da nova arquitetura elétrica da Scania, com mais robustez, além o Starlink no teto, que tem até internet via satélite”, comenta

O lançamento do Light Construction também responde à demanda por um caminhão mais econômico e leve em relação ao P 360 XT, mas ainda capaz de enfrentar desafios típicos de construções urbanas e infraestrutura pesada. Com tara reduzida em cerca de 600 kg, o veículo oferece maior capacidade de carga útil, sem perda de performance.

No Brasil, o P 280 XT já tem preço estimado entre R$ 650 mil e R$ 700 mil, conforme opcionais e implementos agregados à unidade. A novidade deve começar a compor frotas já em 2025, com foco em construtoras, prestadores de serviços urbanos e transportadoras especializadas em obras de infraestrutura leve.

Observando as opções de mercado e levando em consideração os pacotes de serviços Scania incluídos, o P 280 XT Light Construction representa uma opção estratégica: é o caminhão off-road mais leve da Scania, mas com ficha técnica à altura de implementos e condições severas de uso — oferecendo robustez, eficiência e economia em um só modelo.

Confira o vídeo com detalhes do Scania P 280 no lançamentom que rolou na Fenatran: 


 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.