Ruído, superaquecimento e diminuição da capacidade de frenagem são alguns dos sinais de lonas de freio desgastadas.
A segurança nas estradas depende diretamente do bom funcionamento dos sistemas de freio dos caminhões, e um dos componentes mais comuns na maior parte da frota de pesados que circulam pelo país, são as lonas de freio, responsáveis por provocar atrito com os tambores e, assim, ocasionar a desaceleração até a parada. Saber identificar os sinais de desgaste ou falha pode evitar acidentes graves e prolongar a vida útil do sistema. Mas afinal, como saber se a lona de freio do seu caminhão está pedindo socorro?
É importante que os motoristas fiquem atentos a alguns sintomas de comprometimento dessas peças e aqui listamos alguns dos sinais. Um dos primeiros sintomas que podem indicar problema é o aumento no tempo de frenagem. Quando o pedal está mais “borrachudo” ou exige mais força para parar o caminhão, é hora de checar as lonas. Outro sinal claro é o ruído metálico ou chiado durante as frenagens. Isso geralmente ocorre quando a lona está tão gasta que o material de atrito já desapareceu, deixando o suporte de metal em contato com o tambor.
Além desses sinais, freios superaquecidos, com cheiro de queimado ou até mesmo fumaça, podem indicar desgaste ou regulagem incorreta. A inspeção visual também é uma aliada. Sempre que possível, durante paradas em oficinas ou pontos de descanso, vale a pena checar o estado das lonas, observando trincas, desgaste desigual ou espessura mínima do material. Em caminhões com maior tecnologia embarcada, sensores e luzes no painel podem alertar sobre problemas iminentes no sistema de frenagem — então, atenção aos avisos do veículo.
Para evitar dor de cabeça e garantir freios eficientes, é essencial realizar manutenções preventivas regularmente. Seguir o plano de revisões recomendado pelo fabricante, utilizar peças de reposição de qualidade e evitar sobrecargas no caminhão são atitudes que fazem toda a diferença. Além disso, vale lembrar que a forma de condução também influencia diretamente no desgaste: frear bruscamente em excesso ou descer as serras em marchas altas pode acelerar o fim das lonas.
A Fras-le, uma das empresas líderes mundiais na fabricação de materiais de fricção, já alertou para a importância de observar os sinais de desgaste das lonas de freio. "Ruído, superaquecimento, diminuição da capacidade de frenagem ou trepidação podem indicar desgaste nas lonas de freio", afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, ressaltando que, em qualquer um desses casos, o caminhão deve ser levado para revisão.
Segundo Leite, a vida útil da lona de freio pode variar de acordo com alguns fatores, como a aplicação e a forma de condução do veículo. Entre os fatores que influenciam a durabilidade deste item, ele cita o respeito à velocidade máxima das vias e à capacidade de carga do veículo, as condições das estradas por onde se trafega, a manutenção preventiva do sistema de freio e até mesmo a correta aplicação da peça. "Tudo isso pode aumentar ou reduzir a durabilidade", diz.
A principal recomendação dos especialistas é: se o motorista observar alguma anormalidade, deve levar o caminhão a uma oficina de confiança para avaliação do sistema de frenagem. "Caso seja preciso, efetue a troca, pois conduzir o veículo com as lonas desgastadas compromete a frenagem e a segurança no trânsito", adverte Leite.
A Fras-le conta com quatro tipos de lonas. Para caminhões e cavalos mecânicos, há a AF/600, modelo já consagrado e mais vendido no mercado brasileiro, que garante desempenho e performance no dia a dia da operação. Já a AF/557 é produzida com o mesmo material utilizado pelas montadoras na linha de produção e, por ser fabricada a partir de componentes mais nobres, oferece desempenho superior em frenagem, resistência e durabilidade.
Para carretas, como reboques e semirreboques, foi lançada a AF/730, com nova formulação que proporciona maior durabilidade e resistência, elevando a vida útil da lona em até 35%, assim como a do tambor de freio. Já para o segmento de ônibus voltados ao transporte urbano de passageiros, que fazem paradas constantes e enfrentam situações adversas no trânsito das cidades, a Fras-le desenvolveu a AF/750, uma formulação robusta, com alta performance mesmo em temperaturas elevadas, que possibilita o aumento da durabilidade da lona e do tambor em até 20%.
Em resumo, reconhecer os sinais de desgaste das lonas de freio é uma habilidade que pode salvar vidas e evitar prejuízos. Ruídos estranhos, perda de eficiência e calor excessivo são indícios que não devem ser ignorados. Fique atento, cuide do seu caminhão e preserve a segurança de todos nas estradas. Se quiser aprender mais dicas práticas de manutenção, acesse o canal do Planeta Caminhão — conteúdos de quem gosta para quem gosta.
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