Destaque

Mercedes-Benz traz de volta o Axor nas versões 2038 e 2545. Saiba o que tem de novo

Mercedes-Benz traz de volta o Axor nas versões 2038 e 2545. Saiba o que tem de novo

Extrapesado está de volta com uma linha toda nova, com tecnologia BlueTec 6, voltados para transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias

Depois de quase cinco anos fora das linhas de produção no Brasil e de tantos inúmeros pedidos de volta,a Mercedes-Benz decidiu trazer de volta ao mercado um ícone do seu portfólio de caminhões extrapesados: a nova linha Axor, agora mais moderna e com tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6). A montadora acaba de apresentar os modelos Axor 2038 e Axor 2545, indicados para transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias.

Ouvindo quem realmente entende de estrada: os motoristas e transportadores que sempre fizeram do Axor um dos extrapesados mais respeitados do país, o caminhão agora totalmente renovado e mais robusto chega em duas configurações: o 2038 4x2, com 380 cavalos, e o 2545 6x2, que entrega 450 cavalos de potência. Ambas as versões são equipadas com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 LA, agora de 13 litros (substituindo o antigo de 12 litros), oferecendo mais torque e eficiência para operações rodoviárias de médias e longas distâncias. A evolução atende aos novos limites de emissões, garantindo menor impacto ambiental e mais economia no consumo de diesel.

Além do novo motor, o trem de força do Axor conta com o avançado câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced, de 12 marchas, que permite trocas mais rápidas e inteligentes. O motorista pode escolher entre três modos de condução: Standard, Econômico ou Power, adaptando o desempenho do caminhão à carga e ao tipo de estrada. Essa combinação de força, tecnologia e dirigibilidade faz toda diferença para quem busca produtividade com baixo custo operacional. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.



“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100.000 unidades vendidas no País e nas exportações. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com o executivo, o caminhão está ainda mais moderno, mais forte e seguro, além de ser fácil de lidar no dia a dia da estrada e da oficina. Por tudo isso, oferece mais eficiência e rentabilidade para os clientes, com baixo custo operacional”, destaca.

No chassi, o novo Axor herda robustez de sobra: o projeto estrutural segue a mesma base do Actros, garantindo maior capacidade de carga, com CMT (Capacidade Máxima de Tração) que pode chegar a 68 toneladas, dependendo da versão. Isso torna o Axor uma opção versátil para baú, sider, graneleiro, tanque, cegonha, frigorificado, container e prancha carrega tudo — exatamente como sempre foi reconhecido no mercado. A robustez também está evidente na nova grade frontal e no para-choque mais largo.

A cabine também mudou bastante em relação ao Axor que saiu de linha em 2020. Agora, o extrapesado traz duas opções: Leito Teto Baixo ou Teto Alto, ambas com suspensão pneumática de série. O interior ganhou piso com túnel de apenas 200 mm, banco pneumático com até 11 regulagens, volante multifuncional, painel digital com EcoSupport e chave inteligente. É um conjunto que combina ergonomia, conforto e praticidade para tornar a rotina na estrada mais leve.

Outro ponto que merece destaque são os itens de segurança. O novo Axor chega com pacote completo: freio eletrônico EBS, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), Hill Holder (Assistente de Partida em Rampa), ASR (Controle de Aderência) e faróis em LED como opcional. Tudo pensado para garantir mais segurança para o motorista, a carga e todos na estrada — inclusive em trajetos com descidas longas e curvas acentuadas.



Projeção de venda de mais de 1.000 unidades do novo Axor em 2025

Segundo o executivo, o segmento de caminhões extrapesados 4x2 e 6x2 representou 26% do mercado em 2024. “Vemos então muito potencial a ser aproveitado e queremos emplacar mais de 1.000 unidades do novo Axor ainda em 2025. Até porque, agora, nosso portfólio conta com 45 modelos de caminhões. Ou seja, nossa linha está ainda mais ampla e abrangente, dos leves aos extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez.

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks e ex-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veio ao País para participar do lançamento do novo Axor: “Estou muito orgulhoso de ver o novo Axor sendo apresentado ao mercado brasileiro. Fiz questão de colocar esse evento na minha agenda. Logo que eu assumi a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, no início de 2022, priorizamos este projeto e aceleramos seu desenvolvimento. Eu estou convencido de que este novo veículo tornará o trabalho de nossos clientes mais fácil e bem-sucedido“, comenta o CEO.

“Com o lançamento do novo Axor, nosso portfólio está mais completo e robusto do que nunca. O Axor retorna projetado para atender às necessidades diárias de nossos clientes e apoiar o trabalho essencial que eles realizam”, diz Achim Puchert.  “Mas eu vim a esse evento também para atestar o quanto o Brasil é importante para a Mercedes-Benz Trucks. Aliás, o País segue sendo um dos mercados mais importantes para os caminhões Mercedes-Benz no mundo. Vejo no novo Axor muito potencial de mercado. E não só no Brasil, como também nas exportações. Ou seja, o Axor vai ultrapassar fronteiras.”


“7 voltas ao redor da Terra” em testes de durabilidade

A fim de assegurar atributos como qualidade, funcionalidade, robustez, durabilidade e confiabilidade do caminhão, o novo Axor foi submetido a uma série de testes durante as várias etapas de desenvolvimento, desde 2021 até 2025. Entre as atividades realizadas no CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior de São Paulo, bem como em estradas, incluíram-se: um ano de testes estruturais com veículo completo, 300 mil km de testes de Endurance com 58,5 toneladas de PBTC e 193 semanas de testes funcionais. Além disso, foram 72 semanas para homologações, cerca de 1.000 horas de testes de durabilidade em bancos de provas e 7.000 horas de simulações numéricas computacionais.

“Para se ter uma ideia do rigor com o desenvolvimento do novo Axor, numa comparação de grandeza, foram mais de 7 voltas ao redor da Terra em testes de durabilidade na aplicação real do produto. É dessa forma que garantimos aos nossos clientes mais um produto Mercedes-Benz robusto e confiável”, afirma Jefferson Ferrarez.

No fim das contas, o relançamento do Axor é mais do que um retorno de catálogo: é a resposta da Mercedes-Benz para um mercado que nunca esqueceu a confiabilidade dessa linha. Agora, com design atualizado, motor mais limpo, eletrônica de ponta e conforto de primeira, o novo Axor promete continuar rodando forte pelas estradas brasileiras — e mantendo viva a tradição de ser um dos extrapesados mais queridos do trecho. Confira abaixo o momento da revelação do Axor: 




O que você achou da volta do Axor? Você acha que a Mercedes-Benz acertou nesse retorno? Participe com a gente e fique ligado em tudo o que acontece no Planeta Caminhão. 
 

FAÇA BONS NEGÓCIOS com nossos parceiros: 

ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. A solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionários Mercedes-Benz. Siga-nos em nosso Instagram: www.instagram.com/alliancetruckpartsbrasil

ECOFILTRO: FILTROS de alta performance para motores a diesel impulsionados pela revolucionária Harcap Technology, soluções para tratamento do diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Adquira seu em: http://wa.me/6540423080 

FÓRMULA TRUCK: A maior categoria de caminhões de corrida do mundo, em uma categoria feita para quem gosta de caminhão. Acesse o site e fique por dentro de tudo: https://www.formulatruck.com.br/ 

SUPERMOTORISTAS: Soluções de treinamento customizadas para transportadores e motoristas autônomos. Acesse e contate-nos: https://supermotoristas.com.br/

ALLTAK ADESIVOS: Películas que Transformam, Protegem e Personalizam seu veículo! Para personalização de frotas e projetos especiais. Saiba mais em: https://alltak.com.br/

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.