Publicação inédita elaborada pela Parceria ZEBRA traz experiência da capital paulista na eletrificação da frota de ônibus e passo a passo da transição energética no transporte
A cidade de São Paulo deu mais um passo importante rumo à mobilidade urbana sustentável. O número de ônibus elétricos em circulação na capital paulista saltou de 460 veículos em 2024 para 789 em 2025, conforme aponta o estudo “Implantação de ônibus elétricos na cidade de São Paulo”. Esse crescimento representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso real com a redução das emissões de gases poluentes e com a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente nas regiões mais afetadas pela poluição gerada pelo transporte coletivo movido a diesel.
Apresentado durante o LATAM Mobility 2025, o estudo é fruto da Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), uma iniciativa conjunta entre o ICCT Brasil (Conselho Internacional de Transporte Limpo) e a C40 Cities, que visa acelerar a implantação de ônibus de emissão zero nas principais cidades da América Latina. O material traz dados recentes como o exemplo que dos 789 ônibus zero emissão em operação na capital, 588 são elétricos a bateria e 201 são trólebus alimentados por rede aérea.
A publicação reúne experiências e aprendizados da capital paulista na adoção de ônibus elétricos e busca orientar outras cidades interessadas em avançar com a descarbonização do transporte público. Com uma abordagem técnica, jurídica e operacional, o material conta o processo de transição de São Paulo, que é a cidade com maior frota de ônibus do país. São mais de 13 mil veículos que transportam diariamente cerca de 2,5 milhões de passageiros.
Entre os principais destaques do documento estão:
- O modelo de subvenção parcial adotado pelo município, que já garante uma economia estimada de R$ 4,8 bilhões em 12 anos.
- Resultados do projeto-piloto, que demonstram uma eficiência energética até quatro vezes maior que os modelos a diesel.
- Estratégias de recarga, planejamento energético, uso de telemetria e monitoramento da saúde das baterias.
- A meta estabelecida por lei de zerar as emissões de CO₂ até 2038, com redução de 95% de NOₓ e material particulado.
Recentemente, o ICCT Brasil anunciou que a América Latina ultrapassou, ao final de 2024, a marca de 6 mil ônibus elétricos em circulação — um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Em maio de 2025, esse número já chegou a 6.747 veículos, demonstrando o avanço constante da eletromobilidade na região. Esse cenário acompanha o crescimento da frota paulistana e a aceleração da transição em outras cidades brasileiras, fatores que contribuíram para o Brasil alcançar o 3º lugar no ranking de países da América Latina com maior número de ônibus elétricos em operação, atrás apenas do Chile e do México, líderes na adoção da tecnologia.
Esses números evidenciam o impacto das políticas públicas locais e do modelo de financiamento adotado, consolidando o país como um polo em expansão na mobilidade sustentável. A articulação entre o setor público, empresas de transporte e investidores privados tem sido essencial para viabilizar a eletrificação da frota, especialmente por meio de parcerias, linhas de crédito verdes e incentivos fiscais.
Um guia para o Brasil e a América Latina
Além de São Paulo, outras cidades latino-americanas também compartilham seus avanços na eletrificação da mobilidade urbana por meio da Parceria ZEBRA, consolidando uma rede de aprendizado mútuo. O estudo reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptar as soluções à realidade de cada município, sempre com foco na eficiência operacional, no bem-estar do usuário e na redução de impactos ambientais.
O estudo completo está disponível para acesso no site da plataforma E-Bus Radar, que monitora a adoção de ônibus elétricos em diversas cidades da América Latina. A publicação foi produzida com apoio técnico do ICCT Brasil e C40 e está disponível para gestores públicos, operadores, fabricantes, entidades do setor e imprensa especializada.
A adoção de ônibus elétricos nas grandes cidades traz reflexões importantes sobre o futuro das metrópoles. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente, como a redução significativa de CO₂, material particulado e poluentes atmosféricos, esse modelo de transporte também oferece ganhos econômicos para as gestões municipais. Isso porque, apesar do investimento inicial ser mais alto, os custos de operação, manutenção e consumo de energia dos ônibus elétricos são consideravelmente menores ao longo dos anos. Sem contar que eles reduzem a dependência dos combustíveis fósseis, cujos preços são voláteis e impactam diretamente os cofres públicos.
Diante desse cenário, fica claro que o futuro do transporte público no Brasil passa, inevitavelmente, pela eletrificação. A tendência que hoje se consolida em São Paulo tende a se espalhar para outras capitais e grandes centros urbanos do país, impulsionada por uma combinação de demanda ambiental, pressão social e viabilidade econômica. Mais do que uma mudança tecnológica, essa transformação representa uma nova visão de cidade: mais limpa, silenciosa, eficiente e preparada para os desafios climáticos e urbanos das próximas décadas. O transporte coletivo elétrico não é mais uma possibilidade distante — é uma necessidade urgente e um caminho sem volta para o Brasil.
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