Destaque

Mercedes-Benz Trucks busca recorde mundial no Guinness com caminhão elétrico eActros 600

Mercedes-Benz Trucks busca recorde mundial no Guinness com caminhão elétrico eActros 600

Viagem recorde começa em rota fechada na Alemanha e visa aumentar a conscientização sobre a eletromobilidade, a segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão

A Mercedes-Benz Trucks está planejando uma atividade inusitada a fim de chamar a atenção para tópicos relevantes no setor de transportes e na sociedade: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão. Para isso, a fabricante fará que seu novo top de linha, o veículo elétrico à bateria eActros 600, caminhão de longo percurso, atrelado a um semirreboque, percorra mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem parar, com o intuito de trazer de volta à Alemanha o título do Guinness World Records. 

A marca já havia alcançado uma marca no Guinness em 2020, batendo o recorde de 89 quilômetros dirigidos em marcha ré com um caminhão a diesel e numa composição com  semirreboque, estabelecido nos EUA. Dessa vez, a condução em marcha à ré está programada para ocorrer na cidade de Oschersleben, estado da Saxônia-Anhalt, Alemanha, no próximo dia 4 de junho. A Mercedes-Benz Trucks planeja estabelecer o novo recorde em uma pista fechada e, em seguida, independentemente da tentativa de recorde, percorrer cerca de 30 quilômetros em vias públicas. 

A linha de chegada será no Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt, também na Saxônia-Anhalt. O novo local será inaugurado, oficialmente, em 10 de julho. A partir deste ano, a unidade assumirá gradualmente as entregas mundiais de peças de reposição para a Mercedes-Benz Trucks. Marco Hellgrewe (50), da cidade de Werneuchen, próximo a Berlim, oficial das Forças Armadas alemãs e entusiasta de caminhões, estabeleceu seu recorde em 2008. Na época, ele percorreu uma distância de 64 quilômetros com um caminhão a diesel. Hellgrewe da início agora à sua nova tentativa de recorde com o Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico.

De marcha à ré até Halberstadt com escolta policial

Marco Hellgrewe pretende estabelecer o novo recorde dirigindo na pista de corrida da Motorsport Arena Oschersleben. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito é extremamente exigente, mas ainda assim oferece menos riscos imprevisíveis de ter que parar e, portanto, interromper a tentativa de recorde do que em vias públicas. Após o período de descanso, Hellgrewe pretende enfrentar o desafio adicional de dirigir em marcha à ré em vias públicas sob escolta policial por mais 30 quilômetros até Halberstadt. Em ambas as partes, espera-se que ele viaje principalmente em velocidades entre 10 e 20 quilômetros por hora.

“Como um apaixonado motorista de caminhão é uma honra para mim tentar estabelecer esse recorde novamente. Muita coisa aconteceu em termos de tecnologia desde a minha primeira viagem para quebrar o recorde – e até hoje ninguém no mundo bateu esse recorde com um caminhão elétrico. O eActros 600 representa o futuro da mobilidade elétrica no transporte de longa distância e mostra como os fabricantes estão desbravando novos caminhos com sucesso”, destacou Marco Hellgrewe.

Para o oficial militar habilitado em pesados, guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas os testes de condução até agora foram muito bons “É muito divertido e muito agradável estar na estrada com o eActros 600. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para já expressar meus sinceros agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks por todo o apoio”, avaliou Hellgrewe.

Sobre o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks comemorou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na planta da Mercedes-Benz em Wörth. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks com tração elétrica já comprovou sua capacidade várias vezes sob condições reais. Isso ocorreu no uso por clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”. 

Trata-se de uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Também ocorreu no “European Testing Tour Winter 2025” em cerca de 6.500 quilômetros pelo norte da Europa, cada qual com uma combinação caminhão e semirreboque de 40 toneladas de PBTC. Esse e-truck da Mercedes-Benz foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. A premiação é a mais importante do setor, sendo apresentada anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), composta por 24 jornalistas de veículos comerciais da Europa.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que esse caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem recarga intermediária. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com composições de 40 toneladas de PBTC, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. 

O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis. O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada uma com 207 kWh, que oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço. 

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes de um extrapesado Actros convencional para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período de utilização, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. 

Isso permite um alcance maior com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.
 

Dirigindo por uma boa causa

No decorrer da tentativa desse recorde, a Mercedes-Benz Trucks está cooperando com as associações Blicki e.V. e PROFI - Pro Fahrer-Image e. V. A fabricante está oferecendo a eles uma plataforma para suas respectivas preocupações – em particular, a necessidade de educar as crianças sobre como se comportar corretamente no trânsito e uma maior valorização da condução de veículos como profissão. 

Por exemplo, os logotipos das associações estão sendo exibidos no eActros 600 e no semirreboque utilizado na tentativa de recorde. A Blicki planeja realizar cursos de treinamento em segurança no trânsito em escolas de Halberstadt. Além disso, a Mercedes-Benz Trucks está fornecendo suporte financeiro para as duas organizações como parte da tentativa de recorde.

Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente do Conselho de Administração da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.: “Estamos muito felizes em apoiar esse projeto porque ele reforça a conscientização sobre o importante papel dos motoristas profissionais em nossa sociedade. A tentativa de recorde fornece uma excelente plataforma para aumentar o apreço por essa profissão. A atividade também mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir positivamente para o futuro do transporte”.

Dirk Hendler, diretor administrativo da Blicki e.V.: “Esse projeto é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito entre crianças e famílias. Estamos entusiasmados por fazer parte disso e divulgar nossa mensagem dessa forma. Com nossos workshops em todo o país, sob os auspícios do Ministro Federal dos Transportes, já treinamos mais de 80.000 crianças de escolas primárias sobre como interagir com veículos grandes".



 

FAÇA BONS NEGÓCIOS com nossos parceiros:

ALLIANCE TRUCK PARTS: Acessórios para Caminhões Mercedes-Benz e Peças de Reposição Multimarcas para os principais modelos de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. A solução perfeita para quem busca economia, sem abrir mão do custo-benefício. Distribuição exclusiva via Concessionários Mercedes-Benz. Siga-nos em nosso Instagram:         instagram.com/alliancetruckpartsbrasil

ALLTAK ADESIVOS: Películas que Transformam, Protegem e Personalizam seu veículo! Para personalização de frotas e projetos especiais. Saiba mais em         https://alltak.com.br/

ECOFILTRO: FILTROS de alta performance para motores a diesel impulsionados pela revolucionária Harcap Technology, soluções para tratamento do diesel. Solução REAL para diesel e biodiesel. Adquira seu em:         http://wa.me/6540423080

FÓRMULA TRUCK: A maior categoria de caminhões de corrida do mundo, em uma categoria feita para quem gosta de caminhão. Acesse o site e fique por dentro de tudo:         https://www.formulatruck.com.br/ 

SUPERMOTORISTAS: Soluções de treinamento customizadas para transportadores e motoristas autônomos. Acesse e contate-nos:         https://supermotoristas.com.br/

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.