Marca sueca expandiu seus pontos de atendimento em 2024 e chegou a 92 mil caminhões conectados através dos serviços Scania
A Scania bateu recorde de vendas de serviços em 2024 e os resultados apresentados mostram que ainda há espaço e oportunidades de expansão. A marca cresceu 12% em serviços e abriu 43 novos pontos de atendimento em 2024, e já planeja crescimento semelhante no próximo ano. A projeção é crescer 15% em 2025 e expandir a rede em mais 30 pontos de atendimento. Fomos convidados para bater um papo com Fernando Valiate, Diretor de Serviços Scania no Brasil, que detalhou os números apresentados e falou sobre as expectativas dos serviços para 2025.
O negócio de pós-vendas e serviços são medidos através da frota de 110 mil caminhões Scania - de 0 a 10 anos - rodando pelo Brasil e destes veículos, pelo menos 70% está coberto por algum serviço. Entre os diversos serviços oferecidos, a conectividade nos caminhões corresponde a 90% dos serviços ativos da Scania. Há alguns anos, a montadora estimou chegar a 100 mil veículos conectados até 2026 e até o momento, são 92 mil caminhões conectados.
Fernando Valiate deu detalhes sobre a estratégia de vendas de serviços para 2025 e celebrou os resultados do ano passado: "2024 foi um ano muito especial para a scania, nós tivemos um ano recorde no Brasil em todos os sentidos, vendemos mais de 20 mil caminhões, além do crescimento de 12% em serviços, sem falar na Fenatran, onde cerca de 60% dos caminhões vendidos na feira saíram com algum plano de serviço da marca. Então, foi um ano muito celebrado aqui na Scania".
Na visão do diretor, os resultados refletem que as soluções ofertadas estão atendendo os transportadores: “Para 2025, quando falamos de serviços, esses caminhões que foram vendidos, eles entram na nossa frota circulante, que são todos os clientes potenciais que são possíveis atingir no mercado. Do ano passado para cá, a frota circulante tem aumentado, então o potencial de vendas de serviço é maior ainda do que no ano passado. Por isso estamos com essa estimativa de 15% de crescimento para este ano”, explicou.
Foco na expansão da rede e nos veículos seminovos
Para alcançar os caminhões que correspondem aos 30% de veículos fora da área de cobertura dos serviços, a Scania tem como um dos pilares, a expansão da rede, o aumento de 16 itens exclusivos no portfólio de peças, como as peças remanufaturadas. Além disso, os serviços de manutenção e serviço dedicado ao cliente também estão no foco da marca para 2025. Outro foco importante para a marca são os caminhões seminovos ou o chamado “segundo dono”, que adquirem veículos usados e, muitas vezes, fazem a manutenção fora da rede autorizada.
Fernando destacou que mesmo com o crescimento da rede em 2024, tanto com novas concessionárias, como com novos pontos de atendimento, alcançar os caminhões seminovos fora da área de cobertura é uma das “missões” para esse ano: “Para alcançar os números estimados, nós estamos reforçando a nossa estratégia de expansão de rede e com um passo além, através dos serviços dedicados. Nós literalmente instalamos uma "mini-concessionária" dentro da operação no cliente, que recebe ali um box de manutenção, mecânicos qualificados, peças, lubrificantes, tudo o que for necessário para a operação se manter ativa", explicou.
Valiate também falou sobre a operação de caminhões a gás da Santos Brasil, a primeira a utilizar caminhões com esse tipo de combustão nos portos brasileiros. Em um importante passo rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos (SP).
Com a chegada dos caminhões Scania P 340, o Tecon Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a adotar caminhões movidos a GNC em suas operações. Trata-se também da primeira vez que a Scania fornece este modelo de veículo para transporte de contêineres dentro de um terminal portuário no mundo. Além dos caminhões, a Scania também oferece diversos serviços para a empresa, em especial, o serviço dedicado, quando há um atendimento Scania personalizado alocado no cliente.
O diretor deu detalhes sobre a operação e falou sobre a percepção da marca no avanço de veículos de combustão alternativa, como o Gás e Biometano: “Será a primeira operação apenas com caminhões a gás em um porto da história do país. E, também não há operação similar utilizando veículos da marca em qualquer outro país. E nesse sentido, eu acredito que tanto o Gás e Biometano, como os veículos elétricos, soluções desenvolvidas aqui na Scania, serão sim uma alternativa cada vez mais viável comercialmente.
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