Iniciativa resultará na redução de cerca de 250 toneladas de CO2 por mês emitidos na atmosfera pela Unidade Fabril
Sempre desenvolvendo ações focadas em sustentabilidade, a Scania deu mais um importante passo ao substituir o uso de Gás Natural por Gás Biometano Renovável em sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo. Essa mudança estratégica visa reduzir significativamente a emissão de CO2 de origem fóssil, contribuindo para um transporte de cargas mais limpo e sustentável.
Com essa iniciativa, a unidade industrial deixará de emitir cerca de 250 toneladas de CO2 por mês na atmosfera, o que representa uma redução de mais de 2.750 toneladas até o final de 2025, considerando a produção planejada. A migração do Gás Natural fóssil para o Biometano verde abrange atividades nas estufas do processo de pintura de cabinas, nos equipamentos dos restaurantes dos(as) colaboradores(as), no abastecimento dos veículos industriais - como as empilhadeiras.
De acordo com Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para a América Latina, essa ação reforça o compromisso da Scania com a inovação e a preservação ambiental no setor de transporte. “A iniciativa corrobora com nossos compromissos de descarbonização e se soma a uma série de investimentos que fizemos para tornar nossa produção cada vez mais eficiente, com menor impacto ao meio ambiente”, avalia.
Processo de pintura das cabinas Scania - Imagem Divulgação
A mudança para o Biometano na Scania também vai impactar as Emissões Indiretas da empresa, levando em conta o primeiro abastecimento dos veículos movidos a gás entregues aos clientes e nos veículos da LOTS – empresa do Grupo Scania focada em soluções logísticas. “O Biometano é uma das soluções para o transporte de baixo carbono, um exemplo inequívoco de economia circular, e uma prova viável de converter um passivo ambiental em um ativo energético verde e renovável que agora abastece as necessidades da operação de nossa Unidade Industrial”, ressalta.
“Com esse movimento auxiliamos o atingimento da meta conferida pelo Science Based Target - SBTi de reduzir em 50%, até o final deste ano, as emissões liberadas no meio-ambiente nos Escopos 1 e 2, levando em conta a operação de todas as unidades da Scania mundo afora”, salienta Podgorski.
Rotas tecnológicas para descarbonização
Além da utilização em parques industriais, o Biometano é um forte candidato para ser protagonista na redução de emissões no transporte comercial. Nesta 5ª feira, dia 13 de fevereiro, a Scania abre suas portas para receber o primeiro de uma série de cinco workshops voltados à compreensão das rotas para descarbonização do setor de Transporte Rodoviário no Brasil.
O encontro faz parte das ações do Hub de Biocombustíveis e Elétricos, lançado durante o SDGs in Brazil, evento do Pacto Global que ocorre em ocasião da Assembleia Geral e da Climate Week, realizadas na sede da ONU, ano passado, em Nova Iorque.
“Em meio à crise climática, há uma corrida contra o tempo, as decisões empresariais precisam ser tomadas considerando condições como infraestrutura, capacidade da rede de distribuição e alternativas energéticas, novas regulamentações, e outras variáveis, na grande maioria externas ao negócio de Logística e Transporte”, afirma Podgorski. “Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor dado e informação possíveis para alicerçar uma transição energética que faça sentido para a vocação do país e para os negócios de nossos clientes”, completa.
Teste dos motores Scania - Fotos: Divulgação
Vinculado ao Programa Pacto Rumo à COP30, iniciativa do Pacto Global – Rede Brasil, o Hub, coordenado pela Plataforma de Ação pelo Clima e pela Plataforma de Ação pela Agricultura e Floresta, já conta com cerca de 83 empresas participantes - Infraestrutura, Logística, Montadoras, Segmento de Energia, Tecnologia e Financiadoras, com vínculo ao Movimento Ambição Net Zero, da rede brasileira, cujo objetivo é reduzir, até 2030, 2 giga toneladas de CO2 em emissões acumuladas com metas baseadas na ciência.
“O Hub se propõe a oferecer às empresas participantes uma jornada de capacitação, por meio de workshops, buscando o entendimento sobre Biocombustíveis e Eletrificação para a descarbonização do setor de transportes do modal rodoviário, podendo se estender a toda a cadeia de valor. A jornada a ser construída pelo Hub proporciona também networking entre seus membros, por meio de encontros regulares de implementação dos projetos, compartilhamento de boas práticas e acompanhamento das entregas previstas, assim como os eventos para divulgação dos resultados obtidos”, destacou Guilherme Xavier, Diretor-Executivo interino do Pacto Global – Rede Brasil.
“Trata-se de um desafio complexo que não pode ser superado de maneira solitária – essa é uma missão coletiva. Daí a importância de reunir players, articular ações e engajamento para encontrar soluções de menor impacto para o meio ambiente e que sejam melhores para as pessoas e para os negócios”, ressalta Podgorski.
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