O Diesel Renovável HVO proporciona redução de aproximadamente 90% de emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao Diesel derivado do petróleo.
A Vibra segue avançando na transição energética e apostando na descarbonização do setor aéreo. Por meio da BR Aviation, sua unidade especializada no abastecimento de aeronaves e serviços relacionados, a empresa intensifica seus esforços para reduzir a emissão de carbono. Com soluções inovadoras, a Vibra busca não apenas descarbonizar suas próprias operações, mas também apoiar parceiros e fornecedores na adoção de práticas mais sustentáveis, impulsionando uma economia de baixo carbono.
Neste contexto, desde dezembro de 2024, os caminhões da BR Aviation que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, iniciaram a operação com a mistura combustível que contém o Diesel Renovável HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado), também conhecido como Diesel verde). A mistura combustível utilizada contém 10% de Diesel Renovável HVO, além do teor mandatório de 14% de biodiesel definido pela legislação e do Diesel derivado do petróleo.
Produzido através do processamento de matérias-primas renováveis como óleo vegetal e/ou gordura animal o Diesel Renovável HVO já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma importante alternativa de fonte de energia limpa especialmente para o setor de transportes, e a perspectiva é de no futuro, aumentar o percentual de HVO na mistura combustível, proporcionando maior redução de emissões na operação dos veículos.
O Diesel Renovável HVO se destaca em relação a outras soluções de descarbonização pois pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção no Diesel derivado do petróleo sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores e, principalmente, sem diminuir a qualidade do óleo Diesel utilizado. Considerando o ciclo de produção e uso, ol HVO pode reduzir aproximadamente 90% das emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao Diesel derivado do petróleo.
"O Diesel Renovável HVO é um biocombustível avançado e pode ser utilizado na proporção desejada pelo cliente em misturas com o Diesel regular. Com essa alternativa nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização de suas operações, sem necessidade de adaptações nos motores Diesel convencionais, mantendo a confiabilidade operacional e sem impacto na disponibilidade e produção dos veículos”, explica Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B e Aviação da Vibra.
O executivo destaca que esse é o mesmo processo que ocorre há dois anos na frota BR Aviation no Aeroporto Internacional do Galeão e que agora será iniciado no Aeroporto Internacional de Guarulhos. “A Vibra segue assim como protagonista oferecendo alternativas numa economia de baixo carbono", reforça. Diferentemente do biodiesel, o HVO pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção ao diesel fóssil, sem necessidade de adaptações nos motores ou nos sistemas de armazenamento.
A utilização do Diesel Renovável HVO na frota BR Aviation do aeroporto de Guarulhos proporcionará uma redução de emissões de aproximadamente 80 toneladas de CO2 eq/ano. A intenção é expandir a utilização do Diesel Renovável HVO para outras operações da Vibra, além dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Mais informações sobre o Diesel Renovável HVO em https://www.vibraenergia.com.br/diesel-renovavel.
Compromisso com a transição energética
A Vibra assumiu o compromisso de ser NET ZERO até 2025 para as emissões de escopo 1 e 2, com foco na redução de emissões de suas unidades operacionais e administrativas. A empresa se mantém atenta e antecipa-se para oferecer a melhor energia para seus clientes, acompanhando a evolução e disponibilidade de processos que possam ser alimentados por fontes energéticas mais limpas e renováveis. Por isso, passou a atuar em novos mercados, como energia elétrica e eletromobilidade, aumentou sua atuação no mercado de etanol e fechou parcerias estratégicas para a comercialização de Diesel Renovável.
Comentarios