Produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, o eO500U a baterias, com carroceria Caio eMillennium é o mesmo que roda na cidade de São Paulo; Modelo esteve em testes na cidade de Santiago.
A Mercedes-Benz do Brasil está expandindo a exportação de seu ônibus elétrico. A montadora realizou os primeiros testes do seu chassi de ônibus elétrico a baterias fora do Brasil, o modelo eO500U, equipado com carroceria Caio eMillennium, para o Chile, que é também a primeira para a região da América Latina. Esse veículo foi exportado temporariamente para demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo, sendo utilizada em trechos urbanos da cidade de Santiago.
A ação é resultado de uma parceria entre o Centro Regional Daimler América Latina e a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz. Para Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, esse passo consolida a expansão da marca e da eletromobilidade na América Latina: “Com essa demonstração e início dos tetes do eO500U no Chile, consolidamos mais um marco de expansão da nossa Empresa no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina”.
O diretor explica ainda que, este veículo é um dos mais modernos do mercado e especialmente indicado para centros urbanos, foi desenvolvido para o Brasil e para os países da América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes da região”, destaca. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, extremamente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”.
Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos
“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Jens Burger. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo,afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando à eficiência tecnológica, ecológica e de custos operacionais, o que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.
Jens Burger ressalta que, com sua chegada aos mercados latino-americanos, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. “Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana. Temos uma visão clara da responsabilidade com os clientes, colaboradores e fornecedores, assim como com a sociedade”, avalia o diretor.
Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico eO500U representa um importante passo da Mercedes-Benz na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.
eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica
O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo. Este novo membro da consagrada linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km e a maior capacidade de transporte de passageiros.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.
eO500U para o Chile é o mesmo já entregue a clientes em São Paulo
“Os testes do eO500U para demonstração em Santiago do Chile reforça nossa parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina”, diz Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina. Este ônibus está equipado com a mesma carroceria dos elétricos que a Mercedes-Benz já está entregando que possui low entry, peso total de 20.008 kg (chassi + carroceria + passageiros + 1 ppd + motorista), 3 portas e 31 assentos e capacidade total de transportar 80 passageiros”, ressalta Mauricio Yamamoto.
“A chegada do eO500U ao mercado latino-americano é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil, na América Latina e em outros países”, conclui Mauricio Yamamoto.
eO500U com carroceria eMillennium da Caio para 91 passageiros
O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U homologado no Chile, com carroceria eMillennium da Caio, tem capacidade para 27 passageiros sentados e 64 em pé, alcançando uma lotação total de 91 passageiros. Este modelo conta com duas portas do lado direito tipo Fole, com embarque dianteiro e acionamento eletropneumático, quatro janelas basculantes com trava elétrica e janelas coladas com vidro total fixo.
As poltronas do salão de passageiros seguem o modelo injetado semi-estofado e a poltrona do motorista é pneumática. O cockpit do condutor dispõe de porta com trava e vidro com película antirreflexo. O piso é revestido em taraflex. O ônibus conta com quatro itinerários eletrônicos: um frontal, um traseiro, um optativo no lado direito e um na janela lateral do lado direito superior.
Para maior conforto e acessibilidade, o eO500U eMillennium conta com ar-condicionado, espaço para PPD, rampa de acesso para PPD, tomadas USB no salão de passageiros e sistema Wi-Fi. O veículo conta ainda com sistema Multiplex, gabinete para componentes de tecnologia embarcada, cortina de ar nas caixas de portas, conjunto de iluminação em full led, sistema Canbus e monitoramento ADAS.
A interna também conta com monitores de 21” para informações aos passageiros, sistema de gravação com cinco câmeras internas, uma câmera de ré e um monitor de 10” para o condutor, sistema de áudio para comunicação entre o condutor e os passageiros com megafonia e sensor de estacionamento na dianteira e na traseira, além de itens do padrão Caio de exportação.
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