Prêmio mais importante do setor foi anunciado durante a IAA Transportation 2024 em Hannover, na Alemanha; Júri foi composto por jornalistas do setor em 24 países europeus
O Caminhão pesado elétrico para longas distâncias da Mercedes-Benz, o eActros 600 foi escolhido durante a última edição do IAA Transportation 2024 como o “caminhão do ano”, conforme votação de jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus. O "International Truck of The Year 2025" se trata da premiação mais importante no setor e avalia diversos critérios para sua escolha.
Em sua argumentação, o júri elogiou o conceito tecnológico inovador do caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz para longas distâncias, que impressionou pela moderna tecnologia de tração, alta eficiência energética e autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário. Esses números foram alcançados no "eActros 600 European Testing Tour 2024" – uma jornada de desenvolvimento do caminhão elétrico de mais de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países.
Em vários estágios desse tour, em teoria, teria sido até mesmo possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Ao longo de toda a rota, os dois caminhões de longa distância foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos. De acordo com as regras do júri, o título é concedido anualmente ao caminhão que realizou a maior contribuição para inovações no transporte rodoviário em termos de eficiência, emissões, segurança, dinâmica veicular e conforto.
Desde a introdução da premiação "International Truck of The Year", em 1977, a Mercedes-Benz Trucks ganhou o título dez vezes. Neste ano, a fabricante também impressionou o júri pela primeira vez com um veículo movido à bateria elétrica. Desta vez, Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, recebeu a premiação de Gianenrico Griffini, presidente do júri do ItotY, durante cerimônia no IAA, em Hannover, na Alemanha. “Estamos orgulhosos e empolgados com a premiação”, avaliou Karin Rådström.
De acordo com a CEO da Mercedes-Benz Trucks, quase todos os membros do júri dedicaram algum tempo ao volante, testando o eActros 600 em rodovias por toda a Europa e com essse tour, eles tiveram a oportunidade de experimentar pessoalmente a capacidade de desempenho do caminhão: “Hoje é um dia de orgulho para as equipes que trabalharam com tanto afinco nos últimos anos para fazer desse caminhão um líder de mercado", destacou.
Os vários jornalistas do ITotY que participaram do eActros 600 European Testing Tour 2024 elogiaram a aerodinâmica da nova cabina ProCabin. A aerodinâmica aprimorada é particularmente importante para os caminhões movidos à bateria elétrica no transporte em longas distâncias, pois a resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam o consumo de energia. Além disso, mais energia pode ser recuperada, levando a uma maior autonomia.
"Desde o início, a Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 como um caminhão elétrico. O resultado é um veículo de última geração movido à bateria elétrica, apropriado para uma ampla gama de aplicações de longa distância", diz Gianenrico Griffini, jornalista que participou da votação e resumiu a decisão do júri. O desempenho do conjunto de propulsão, a aceleração suave e o ambiente de trabalho sem vibração, com os vários programas de condução, também foram avaliados positivamente pelos jornalistas do ITotY.
A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo de roda elétrico, projetado para 800 V, com dois motores elétricos e transmissão de quatro velocidades, especialmente para o uso no transporte de longa distância. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, e uma potência de pico de 600 kW. Adicionalmente, o eActros 600 apresenta o piloto automático e controle de transmissão Predictive Powertrain Control (PPC) compatível com a tração elétrica. Este sistema considera automaticamente a topografia, o traçado da estrada e as sinalizações de tráfego para permitir o estilo de condução mais eficiente possível.
Sobre o eActros 600
Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.
Nas últimas semanas, a Daimler Truck enviou dois protótipos do eActros 600 para uma “Viagem Europeia de Testes”, cada um cobrindo uma distância de 15.269 km com um peso total do comboio de 40 toneladas. Em média, o protótipo consumiu 103 kW por 100 km, o que corresponde a cerca de 10 litros de gasóleo por 100 km. - Divulgação Mercedes-Benz
Além da carga em "CCS" com até 400 kW, futuramente, o eActros 600 será habilitado para fazer recargas em megawatts "MCS". Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.
O eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões a longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, recebeu a premiação de Gianenrico Griffini, presidente do júri do ItotY, durante cerimônia no IAA, em Hannover, na Alemanha.
Comentarios