No dia mundial da saúde, é importante lembrar a necessidade de se ter boas prática em relação ao corpo e ao comportamento no trabalho
A saúde dos caminhoneiros é um tema bastante frequente aqui no Planeta Caminhão, afinal, cuidar da saúde é fundamental. Ainda mais para quem é caminhoneiro, já que a profissão exige muitos esforços, como horas do motorista em uma mesma posição, além da necessidade de atenção constante com o trânsito e com os prazos de entrega. Tudo isso requer uma boa condição de saúde e também cuidados especiais e regulares.
Aproveitando o Dia Mundial da Saúde, separamos 5 dicas importantes para que o caminhoneiro previna incômodos no dia a dia e evite problemas de saúde que podem tirá-lo das estradas, dificultando assim seu trabalho e seu ganha pão. Seja gestor de frota ou caminhoneiro autônomo, é muito importante se atentar às seguintes práticas:
1 – Atente-se à postura
O caminhoneiro passa muitas horas ao volante, sentado na mesma posição. Porém, dá para fazer da viagem – e das paradas – um percurso com mais qualidade em relação à postura e saúde do corpo. A primeira coisa a se fazer é tentar deixar a coluna o mais reta possível durante o trajeto, com as costas bem apoiadas no encosto, especialmente a região lombar. Evite dirigir com o pescoço muito inclinado e com as costas desgrudadas do banco.
Além disso, os braços devem estar levemente arqueados. Uma boa dica para encontrar a distância adequada para o volante é esticar o braço para a frente: a posição ideal será aquela em que o punho fica exatamente sobre o aro da direção. As pernas também devem estar em uma posição confortável, de preferência no ângulo de 90º.
Os bons e velhos apoios ou revestimentos de encostos que possam ser amarrados e bem fixados aos bancos, são muito úteis e podem ser sim utilizados. Isso porque eles favorecem o relaxamento das costas. Mas, evite usar almofadas e panos sobre o assento do caminhão, pois com uma freada brusca ou acidente, eles podem fazer o corpo escorregar.
Aproveite todas as paradas que fizer “esticar” o corpo. Sempre que possível, faça alongamentos dos braços, pescoço, costas e pernas e caminhe a pé pelo estabelecimento por cinco minutos. Isso pode evitar que você tenha problemas nas costas.
2 - Respeite o seu sono
Parece uma “coisa boba”, mas a sonolência ao volante causa acidentes fatais! Um descuido e tudo pode mudar. A rotina é corrida e muitas vezes, o horário é bastante apertado. Mas é muito importante respeitar o seu corpo e fazer as horas de sono adequadas. Até por isso existe uma lei que assegura o direito - e dever - de dormir.
Respeite os limites do seu corpo, mente, e seu “relógio biológico”, independente dos horários em que costuma dormir. Sabotar o sono para cumprir os prazos não vai adiantar se sem o caminhoneiro, nem a carga chegarem ao destino. Tenha em mente que o cansaço está entre as principais causas de acidentes nas estradas.
3 - Cuide de sua alimentação
Os estradeiros, em geral, levam uma vida pouco saudável, principalmente, pela dificuldade de ter uma rotina estável, já que as viagens, na maioria das vezes, não são todas iguais, Quando para, é para fazer coisas necessárias, como abastecer, ir ao banheiro ou se alimentar. Depois que acaba sua refeição, volta ao veículo e segue adiante, ou dorme nele. Essa relação não oferece ao caminhoneiro pouco tempo de sobra para se movimentar.
Por conta dessa realidade, o caminhoneiro acaba por ganhar muito peso, porque leva uma vida sedentária e come mais do que deveria para realizar as suas necessidades. É justamente esse costume que pode levar a três problemas: obesidade, hipertensão arterial e diabetes, que são doenças muito comuns.
Uma das dicas de alimentação para caminhoneiros é ter refeições práticas e saudáveis. Tenha castanhas, barrinhas de cereais, frutas frescas e secas e biscoitos integrais, eles são uma excelente opção. Pequenas medidas como fazer uma caminhada toda vez que parar o caminhão, antes de jantar, por exemplo, já trazem algum resultado para o corpo.
Realize suas refeições com calma, especialmente o café da manhã e coloque na sua rotina tirar pelo menos 40 minutos para cada uma delas. Evite alimentos gordurosos, com excesso de fritura ou pesados, pois eles dão mais sono. Importante que os caminhoneiros incluam nas suas refeições legumes, verduras e frutas.
Caso você tenha sua própria cozinha, prefira comidas mais leves e inclua alimentos que dão energia, como banana, batata doce e ovos. Se precisar realizar suas refeições em restaurantes ou lanchonetes, observar a higiene do estabelecimento e evite excessos.
Depois da refeição, espere pelo menos uns 15 minutos para voltar ao volante, uma prática muito importante para fazer uma digestão mais tranquila. Além disso, beba bastante água - de dois a três litros por dia – ou seja, tenha sempre uma garrafa de água dentro da cabine.
4 - Não abuse de medicamentos
Não utilize remédios que não foram prescritos por médico. Até os remédios mais comuns, como os analgésicos, que combatem gripe ou antialérgicos, costumam provocar sonolência e afetam os reflexos e atenção do motorista. Evite medicamentos ou substâncias que possam causar efeitos colaterais perigosos, como agressividade, ansiedade, alucinações, ou até mesmo um infarto.
Remédios antidepressivos, ansiolíticos, sedativos, anti alérgicos, relaxantes musculares, entre outros, podem comprometer a aptidão de condutores e pedestres e, assim, ocasionar acidentes. Os efeitos variam entre indivíduos e dependendo da dose, que podem ter um efeito prejudicial se misturados com álcool ou outras substâncias psicoativas.
Rita Moura, diretora da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), reforça que é preciso ampliar as orientações sobre o que o uso de alguns medicamentos, considerados simples, pode causar: “Qualquer paciente deve ser informado sobre as reações dos remédios que estão sendo receitados. E, muitas vezes, isso não é explicado nas consultas.”
Para ela, essa sensibilidade deve partir tanto do profissional de saúde quanto do paciente, que precisa informar sobre a atividade que exerce. “O médico precisa ter o cuidado em informar, porém o motorista também precisa analisar sua situação antes de pegar o caminhão e dirigir.”
5 - Utilize sempre protetor solar
O caminhoneiro também fica exposto ao sol, seja direto pelas janelas da cabine, seja pelo reflexo dos raios que vêm do asfalto. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável. A recomendação é que o fator seja no mínimo 30. Aplique todos os dias antes de pegar a estrada nos braços, ombros, pernas e rosto.
A exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV) resulta em várias alterações cutâneas chamadas de fotoenvelhecimento. Quanto maior a intensidade e duração da exposição solar e quanto mais clara e mais difícil de bronzear a pele, maior o dano que o sol pode causar. O processo do fotoenvelhecimento pode provocar alterações na textura e cor da pele, deixando-a áspera e amarelada.
O fotoenvelhecimento também pode induzir o surgimento de manchas, pequenas veias dilatadas, rugas, flacidez, ressecamento e, é claro, a formação do câncer da pele. Assim como a melhor maneira de prevenir o câncer da pele é a proteção solar, o mesmo se aplica para a prevenção do envelhecimento da pele.
Assim como o caminhão precisa ir para a revisão a cada 10 mil km, é muito importante também, que o caminhoneiro faça exames e vá ao médico regularmente. A prevenção é a melhor arma contra doenças que podem prejudicar seu bem-estar, qualidade de vida e também sua segurança ao volante. Caso tenha tido qualquer mal-estar ou esteja sentindo alguma dor, faça uma consulta.
Você tem cuidado de sua saúde de forma correta? Participe com a gente e fique ligado em nossas redes sociais.
Comentarios