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20 anos do Accelo: Mercedes-Benz comemora aceitação no mercado brasileiro

20 anos do Accelo: Mercedes-Benz comemora aceitação no mercado brasileiro

Mais de 89 mil caminhões leves e médios Accelo foram emplacados no Brasil nessas duas décadas de operação

Os caminhões Mercedes-Benz sempre tiveram uma grande aceitação no Brasil, desde a chegada dos primeiros veículos da marca. Alguns modelos se tornaram verdadeiros clássicos, que simbolizam não só a história do transporte, como a história da montadora e até mesmo, a história do próprio país. Um exemplo são os L-1111, L-1113, o L 608-D ou o 710, o famoso “Mercedinho”, que até hoje são encontrados em funcionamento e representam uma era do transporte de cargas.

Muita coisa mudou desde o lançamento desses titãs até hoje. Os caminhões da marca passaram por diversas mudanças, seja no tamanho, seja no design e principalmente, na tecnologia. É um fato que não se fabricam mais caminhões como antigamente, mas, os fabricados hoje em dia, também estão fazendo sua história e alcançando grandes marcas, caso do Accelo, que em 2023 completa 20 anos de produção e operação no Brasil. 

A Mercedes-Benz alcançou o marco histórico de duas décadas de produção do modelo, que desde que chegou ao mercado, teve emplacados 89.515 caminhões dessa família de leves e médios, um volume acumulado até junho deste ano. Isso significa uma média de 4.475 unidades por ano. Foram 85.461 caminhões leves e 4.054 da categoria de médios. Do volume total, 33.387 unidades são do leve Accelo 815, que começou a ser comercializado em 2012.

Este é o modelo mais vendido da família até hoje, sendo sucessor do consagrado “Mercedinho”, um dos caminhões mais admirados por frotistas e autônomos. O segundo modelo mais vendido neste mesmo período é o leve Accelo 1016, também desde 2012, com 32.932 unidades emplacadas. Além disso, 4.031 unidades são do modelo médio Accelo 1316 6x2, que começou a ser comercializado em 2015. A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos leves como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6x2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6x2. 

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que, quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho. O executivo explica que o Accelo “é campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais”. 

Segundo Leoncini, a linha atual acentua os atributos de confiabilidade e produtividade no transporte urbano e em curtas distâncias, sejam elas rodoviárias ou rurais, e desde sua chegada ao mercado, “o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança”.


Mercedes-Benz 710 - Foto: Revista Caminhoneiro

 


Mercedes-Benz 710 - Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Accelo: 20 anos de aceitação no mercado brasileiro

A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1017 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1317 6x2 (13.000 kg de PBT). Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. 

Conforme a Mercedes-Benz, esse modelo também é indicado para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais, além de atender a legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga). Devido a suas dimensões compactas, o Accelo é ideal para o trânsito intenso das grandes cidades e operações que demandem agilidade.


Accelo 817 da Comercial Flavinho, empresa que, desde 1999, atua com serviço de guincho e, mais recentemente, com locação desses veículos para terceiros. - Foto: Divulgação: Mercedes-Benz

Eles são referência em agilidade, além de proporcionar facilidade de manobra ao motorista, mesmo em áreas internas de centrais de abastecimento, supermercados e centros de distribuição, otimizando assim as operações de carga e descarga. Outro destaque, é que a linha oferece as maiores plataformas de carga do seu segmento, maximizando a produtividade e rentabilidade para o cliente. Entre suas diversas possibilidades de aplicação, o Accelo se destaca como guincho de autossocorro.

“As categorias de caminhões leves e médios são muito competitivas, com um universo bastante diversificado de clientes, desde aqueles que focam mais o preço do veículo, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para o preço e também custos operacionais, investindo em tecnologias que trazem mais economia, conforto e segurança”, diz Roberto Leoncini. 

Quando chegou ao mercado brasileiro, o Accelo inovou com o conceito de cabina home office e interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus. Foi também a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado. 

“Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabine estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”, destaca Roberto Leoncini. 


Accelo 817 - Foto: Divulgação: Mercedes-Benz


Tecnologia e inovação em modelos atuais

Conforme os anos, os modelos receberam cada vez mais tecnologia no desenvolvimento Conforme explicou Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o motor OM 924 LA , que possui tecnologia BlueTec 6, ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, ele destaca que o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6: “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito e nas rodovias”.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão. A linha Accelo 2023 trouxe novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. 


Roberto Leoncini, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Foto: Divulgação: Mercedes-Benz.

Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao motorista. Na linha Accelo 2023, o interior da cabina ganhou novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel. 

O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais.

A nova eletrônica, superdimensionada, envolve sistemas ainda mais confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto para mais recursos. A linha Accelo 2023 ampliou o pacote de segurança dos caminhões, que passaram a contar com controle eletrônico de estabilidade (ESC), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. 

O piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6x2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Além disso, os caminhões Accelo já vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e Top Brake (exclusivo freio-motor auxiliar da Mercedes-Benz).


Mercedes-Benz Accelo 1316 6x2 automatizado - Foto: Divulgação Mercedes-Benz 

Os caminhões Accelo com tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO (Custo Operacional Total). Isso se reflete na redução de 10% a 15% no consumo de óleo lubrificante e na maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de ARLA (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização com os planos de manutenção do Accelo.

Outro importante diferencial dos caminhões Accelo que impacta o TCO é a intercambiabilidade de peças com modelos desta linha e a comunização eletrônica com toda a família de caminhões Mercedes-Benz. Com isso, o cliente pode desfrutar da facilidade e tranquilidade da disponibilização de peças na Rede de Concessionários, presente em todos os estados do País.

Você sabia que o Accelo já está completando 20 anos? Já dirigiu esse caminhão? Participe com a gente e fique ligado em nossas redes sociais.

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