Empresa distribuidora avança em soluções que buscam reduzir as emissões de CO2 e realiza testes para entender as viabilidades para eletrificar sua frota
A Citrosuco, uma das líderes mundiais em produção de suco de laranja, anunciou adesão aos testes do caminhão 100% elétrico da Volvo, FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota Santos-Matão é crucial para a companhia, uma vez que liga a maior fábrica de produção de suco de laranja do mundo ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.
O Volvo FM Electric é o primeiro caminhão pesado movido 100% a eletricidade vendido no Brasil e pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). De acordo com a Volvo, o veículo é destinado a operações urbanas e regionais, com autonomia de até 300 quilômetros.
O cavalo-mecânico tem peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas e tração 4x2 trator. Conforme dados divulgados pela Volvo, há três motores elétricos que geram 490 kW de potência, o equivalente a 660 cv. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído. Os testes são parte de um conjunto de ações da empresa pela busca da descarbonização de suas operações e reitera suas metas ESG 2030, assumidas em 2022.
A Citrosuco já removeu mais de 400 mil toneladas de carbono por ano e ainda tem metas específicas que buscam redução de emissões CO2 nos escopos 1 e 2 em 28% até 2030 e aumentar as remoções líquidas, tendo o balanço líquido de remoções e emissões de GEE cada vez mais positivo. De acordo com Claudemir Henrique de Oliveira, Gerente Geral de Logística e Terminais da Citrosuco, a busca por uma alternativa sustentável para a frota de caminhões começou na Fenatran 2022, onde iniciaram as negociações sobre o projeto.
O executivo complementa que durante toda a jornada, a resposta foi super positiva. "No primeiro teste optamos por um peso intermediário e no segundo aumentamos para utilizar o peso máximo do caminhão, de 44 toneladas. Ambos os pilotos salientaram o bom desempenho do torque instantâneo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos, importantes em trechos de subida e descida com carga, além de tempo e quantidades necessárias para carregamento do veículo.”, reforça.
Claudemir destaca que o mais importante são os ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a operação e que a ideia é expandir o uso de veículos de combustão alternativa: "Temos o compromisso de impulsionar as melhores práticas na Citrosuco. Nosso objetivo com esse projeto é avaliar as possibilidades para que possamos no futuro contar com uma frota totalmente elétrica. Para esse teste, contamos com toda a expertise e suporte da Volvo".
Caminhões elétricos têm sido uma realidade cada vez mais presente nas grandes distribuidoras. A tendência é que mais veículos sejam utilizados, o que a longo prazo pode tornar esses veículos mais acessíveis a transportadores autônomos. Você investiria em um caminhão elétrico? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais.
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