Destaque

Ambev e Raízen impulsionam uso de energia renovável para recarga de caminhões elétricos

Ambev e Raízen impulsionam uso de energia renovável para recarga de caminhões elétricos

Estação de recarga rápida no Rio de Janeiro permite que caminhões elétricos sejam recarregados em aproximadamente 1 hora

 A iniciativa pioneira da Ambev em integrar caminhões elétricos à sua frota, que é uma das maiores do Brasil, segue uma jornada de evolução que impulsiona sua agenda ESG, especialmente a frente de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Isso porque, junto à Raízen, empresa integrada de energia e referência global em bioenergia, a companhia deu mais um passo inovador e instalou uma estação de recarga com três carregadores exclusivos para a recarga rápida dos caminhões elétricos, que faz uso de energia renovável.

A estrutura completa de carregamento da Raízen oferece a solução Shell Recharge em estações de alta potência (150kW), sendo capaz de recarregar os veículos em até 60 minutos. Inicialmente, a parceria entre as empresas prevê o fornecimento anual de 480 MWh de energia limpa e renovável. Além de otimizar o serviço logístico da companhia, a Ambev estima que a redução no consumo de diesel pode chegar a 110 mil litros por ano.


Com início da operação no Rio de Janeiro, a estação Shell Recharge foi instalada na cervejaria localizada na Zona Oeste da cidade e será utilizada por 20 caminhões elétricos. A energia usada para o abastecimento dos veículos vem de fontes renováveis certificadas que ajudam a reduzir cerca de 300 toneladas de CO2 por ano.

O projeto integra o conjunto de práticas que a Ambev vem adotando para avançar em sua jornada de ação climática, um dos pilares que compõem sua estratégia ESG. Até 2025, a companhia assumiu o compromisso de ter 100% de eletricidade comprada advinda de fontes renováveis -- que está 98% concluído -- e reduzir 25% das emissões de carbono em toda cadeia de valor -- até o momento, a redução chegou em 17%. 

No ano passado, intensificou os esforços nessa frente e anunciou o plano global em se tornar Net Zero, isto é, reduzir as emissões líquidas de carbono dos escopos 1, 2 e 3 até 2040. Paulo Zagman, VP de Logística da Ambev, afirmou que "Investir na eletrificação da frota de caminhões foi uma atividade pioneira, realizada junto aos nossos parceiros logísticos, que vem inspirando outras empresas, e integra nossos esforços rumo à descarbonização de toda nossa cadeia. 



Segundo o executivo, a jornada só foi possível graças ao apoio da Raízen, visto pela companhia como essencial no processo de ampliação do uso de energia renovável para o abastecimento dos caminhões elétricos. A Raízen segue avançando com o seu programa de eletromobilidade ao expandir a rede de recarga rápida Shell Recharge em postos Shell e hubs de recarga. 

As estações do programa podem recarregar até 80% da bateria de veículos elétricos em aproximadamente 35 minutos com energia limpa e renovável certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética.

Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen comenta que é "uma honra para a empresa poder anunciar essa parceria e ter trabalhado para a expansão do projeto de utilização de frota de veículos elétricos nas atividades logísticas da Ambev.” Ele explica que esta ação reforça o propósito de utilizar a energia renovável como alternativa para a descarbonização do setor automotivo e, também, o objetivo de ambos em oferecer uma solução e experiência única para os clientes, atuando estrategicamente por meio da melhor eficiência, custo e sustentabilidade.

O que você acha dessas iniciativas? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.