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Mercedes-Benz e Grunner desenvolvem Arocs autônomo para o mercado agrícola

Mercedes-Benz e Grunner desenvolvem Arocs autônomo para o mercado agrícola

Protótipo do Arocs 4851 10x4 tem nível 2 de automação capacidade para transportar até 30 toneladas

A Mercedes-Benz e a Grunner apresentaram grandes novidades no portfólio de soluções tecnológicas agrícolas para pequenos, médios e grandes produtores rurais, fruto da parceria entre as empresas. A Grunner destacou a experiência de quatro anos no desenvolvimento de máquinas agrícolas para colheita de cana-de-açúcar e promoveu o lançamento do seu mais novo equipamento voltado para o mercado de grãos na Tecnoshow e Agrishow, duas das maiores feiras do mercado agrícola e do agronegócio. 

A novidade na linha de máquinas agrícolas que foi apresentada pela empresa é resultado de uma série de pesquisas e levantamentos realizados durante dois anos com instituições que atuam no mercado de grãos e produtores do setor, explica o CEO da Grunner, Denis Arroyo: “Nos propomos a entender o mercado, apresentamos o projeto para vários clientes e com esse desenho construímos essa atualização no ADS, que é um Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”. 

Uma das principais novidades apresentadas pela Mercedes-Benz e a aposta da Grunner para os próximos anos, é o Arocs 4851 10×4, capaz de transportar até 30 toneladas e tem nível 2 de automação. Trabalhando com a montadora alemã há cinco anos, a Grunner se tornou mais uma vez, parceira nesse mais novo projeto, expondo o protótipo do veículo como o destaque de seu estande. Embora o modelo ainda não esteja em produção ainda, segundo o CEO Denis Arroyo, já tem fila de espera no setor canavieiro para comprar o caminhão. 

O Arocs 10×4 da parceria Mercedes e Gruner, atualmente, está estimado entre R$ 3 milhões e R$ 3,5 milhões. O executivo destaca que através da parceria exclusiva com a Mercedes-Benz, é possível utilizar de toda a expertise da empresa no desenvolvimento de soluções para a colheita de cana-de-açúcar e na aplicação de fertilizantes líquidos e vinhaça para se fixar em mercados que estão em ascensão nos investimentos em máquinas agrícolas.

O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da empresa fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o campo sempre pede novas soluções para melhorar a eficiência e produtividade e a parceria permite que as empresas continuem inovando no mercado. 

Integrando as soluções da companhia, que oferece ao mercado ferramentas que atendem as reais dores dos produtores, sem gerar complexidade e perda de tempo, a Grunner lançou o novo modelo ADS das Smart Machines, uma robusta opção para o setor de grãos, que para a Agrishow ganhou um novo conceito.   

Resultado do investimento de R$ 15 milhões em pesquisas e levantamentos realizados durante dois anos, que contaram com incursões realizadas pela empresa na região produtora de grãos do sudoeste goiano e também no Mato Grosso, o desenvolvimento da máquina agrícola também envolveu a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo.



Unindo rusticidade, resistência, capacidade de carga elevada, eficiência operacional e velocidade, sendo o único no mercado com o poder de transportar 30 toneladas, a máquina é dedicada a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona a aplicação em dias com ventos fortes garantindo a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais aplicados.

Além dessa novidade, as duas empresas também apresentaram durante a Agrishow, alguns outros modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos). O modelo opera 24 horas por dia juntamente com as colhedoras.

Roberto Leoncini destacou a importância do agronegócio para o Brasil, citando a cifra recorde estimada em 312 milhões de grãos na última safra. Ele analisou que essa demanda afeta fortemente a produção de caminhões para segmento agrícola: “em 2023 vamos chegar a mais de 1 mil unidades do 3131 com direção autônoma em operação, principalmente no transbordo da colheita da cana”, informou Leoncini.



Dedicada a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, a ferramenta possui um abafador e pode proporcionar aos produtores uma maior distribuição de corretivos e compostos orgânicos, com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado.

“Nos últimos meses, identificamos um crescimento na demanda por equipamentos no setor de grãos. Só na produção de milho e soja, nós temos a possibilidade de explorar 70 milhões de hectares no país. Nossos investimentos representam a diversificação de mercado com mais produtos e durante maiores períodos no ano”, completa o CEO da Grunner.  



A Mercedes-Benz esteve presente também com toda a linha de modelos ideais para o agronegócio, incluindo os Acello A1017 com pacote robustez, o Actros 2653 6×4 com duas opções de cabine conforme a necessidade da aplicação e o Arocs 6×4. Segundo os executivos da marca, mais de 1.000 máquinas inteligentes Axor estarão em operação no Brasil ainda em 2023, principalmente no transbordo da colheita da cana.

Confira mais imagens dos caminhões da parceria entre Grunner e Mercedes-Benz:






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